03

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

TRECHO DO LIVRO "ENTRE LETRAS, PINCEIS E PANELAS"


Por Israel Vianney

Fundação da Escola Prof. Severino Bezerra

 Alzenita Rêgo

Até 1973, Pau dos Ferros só dispunha da Escola Estadual 4 de Setembro para atender à clientela de 5ª a 8ª série de toda a região. Não havia problemas quanto ao número de vagas, pois a estrutura da escola era bastante ampla. Mas para ter acesso ao 5º ano no “4 de Setembro” era necessário se submeter ao “Exame de admissão”, uma espécie de vestibular. Os estudantes que saíam do antigo primário, adquiriam um volumoso manual com conteúdos que seriam explorados na temida prova de seleção. O resultado era divulgado na difusora, que se localizava na praça da matriz. Os não aprovados, teriam de esperar mais um ano ou quantos forem necessários para chegar ao “Ginásio”.
Este fato começou a preocupar o então prefeito Dr. José Fernandes de Melo que era diariamente procurado pelas não selecionadas.
Nessa época, Auzenita recuperava-se de um aborto espontâneo e estava bastante deprimida. Mesmo assim, procurada pelo prefeito, topou o desafio de fundar uma nova escola que absorvesse os alunos não aprovados no exame de admissão. E assim nasceu a escola Municipal Prof. Severino Bezerra que funcionou no 1º momento na Escola Municipal São Benedito. A inauguração se deu no dia 05 de fevereiro de 1974. A sede própria só viria a se concretizar algum tempo depois, no local onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Educação, co conhecido “Alto da TELERN”. Foram tempos difíceis, só para citar um exemplo as aulas noturnas eram iluminadas por lampiões a gás.
Auzenita quando diretora da Escola Municipal “Prof. Severino Bezerra”, pensou em formar uma orquestra para os desfiles do “7 de Setembro” e outras ocasiões importantes. Sem recursos próprios se dirigiu ao Deputado Antônio Florêncio quando o mesmo com muita satisfação autorizou a compra dos instrumentos.
Acompanhada do excelente maestro “Zé do E”, se dirigiu a Natal e no local indicado pelo deputado, escolheu o necessário e organizou a desejada banda composta por alunas. Nos desfiles pelo centro da cidade chamava a atenção da população.
Ao deixar a escola por motivo da doença do seu esposo, lá deixou todos os instrumentos, que posteriormente foram aposentadas com a criação da orquestra filarmônica jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..