03

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quem foi RASPUTIN?

 "O Monge louco". Foi com esse apelido funesto que o monge russo Grigori Yefimovich Novykh, nascido em 1872 e morto em 1916, entrou para a história universal da infâmia. Analfabeto, longas barbas, ar sombrio, Novykh ou Rasputin -"o depravado", em russo - gozou de raríssimos privilégios junto a corte do czar Nicolau II, o último a reinar sobre a Rússia. Mandava e desmandava. Dava conselhos. Impunha sua vontade, Nada mal para quem amargara uma infância paupérrima e obscura na enregelante Sibéria.
Pouco se sabe, aliás, sobre a trajetória de Rasputin durante seus primeiros 40 anos de vida: uma viagem ao Oriente Médio, um casamento, algumas peregrinações. Sabe-se que era membro da seita Khlisti, banida pela Igreja Ortodoxa por pregar que todos os desejos dos homens deveriam ser satisfeitos.
Rasputin circulava livremente pelas altas rodas da corte russa. E seus ares de homem santo não conseguiam esconder de ninguém as noites passadas em orgias regadas a hectolitros de vodca, o assunto predileto de todo mundo naquela Rússia sem revistas de fofocas. Tudo isso começou a irritar a nobreza russa. Ninguém conseguia tolerar os poderes delegados àquele monge analfabeto e dissoluto. Inclusive porque, cochichavam alguns membros do governo, o predileto da imperatriz Alexandra conspirava com a Alemanha.
Em 28 de dezembro de 1916 seus assassinos o enfiaram num saco e o arremessaram às águas frias do Neva, o rio que banha São Petersburgo. Era o fim do "monge louco".

Por Leandro Sarmatz, Revista Superinteressante - Fevereiro 2002.

Um comentário:

  1. Fazes alusão a alguém, caro amigo? quem será o Rasputin em nosso contexto?

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..