03

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O CEGO ADERALDO E PAU DOS FERROS


Aderaldo Ferreira de Araújo, o Cego Aderaldo, foi um dos poetas mais populares do nordeste. Natural do Crato-CE, do dia 24 de junho de 1878, aos 18 anos perdeu a visão após sentir forte dor nos olhos, e nesse ínterim, enxergou a solução para sua dor: estava na poesia. Ganhou uma viola, aprendeu a tocar, tempos depois aprendeu a tocar rabeca. Perdeu a visão para ganhar o nordeste e ser um dos maiores poetas do Brasil.

Em Pau dos Ferros, veio mais de uma vez, por volta de 1946 e 1947, mesmo na época da convalescença poética, em que ele não aceitava mais desafios e cantava mais para entreter a alma. Estava com quase 70 anos e não possuía o raciocínio privilegiado como antes, preferia fazer apresentações sem as fervorosas pelejas que lhe deram nome. Sua rota era bastante conhecida, vinha de Sousa-PB e ia - depois - para Iracema-CE. A voz do povo repetia que ele dizia que Pau dos Ferros era cercada por serras e que, como não gostava de subir morros, sempre escolhia percorrer esse caminho.

Suas cantorias sempre ocorriam no pavilhão interno do mercado público municipal, o famosso barracão, aliás, por lá aconteciam festejos, bailes, festas de casamento e outras solenidades. Na época não existiam clubes como hoje e os espaços que existiam eram considerados pequenos para esses tipos de solenidades, comemorações ou reuniões.

O Cego Aderaldo sempre repetia em seus versos e cantorias que adorava Pau dos Ferros. Em 1947, fez sua última apresentação em nossas terras, ficou hospedado no Grande Hotel, pousada famosa, nome que não fugia à regra em muitas cidades, inclusive Mossoró e Natal. Era localizado na rua - conhecida hoje - como da Independência, esquina com a rua Quintino Bocaiuva. Geralmente o poeta ficava até sábado para vender seus folhetos na feira, que por sua vez, naquela época só acontecia nos sábados. Sempre andava acompanhado com um mulato, alto, forte, que era quem dirigia seu jeep americano, mas - também - fazia as honras de trovador, pois quando não aparecia ninguém para desafiar o Cego, ele quem assumia a patente e o Cego Aderaldo não perdoava e "tirava o couro dele". O mulato tinha o cabelo estirado, era alto, forte e bonito, e isso era suficiente para as zombarias do Cego, mais ou menos o que cantou no desafio com Zé Pretinho do Tucum. Conta-se que todos os presentes caíam na risada e até o mulato, também, parava a peleja em crises de risos. Diz-se também, que o jeep era presente de prefeitura de Quixadá, uma vez que o Cego já estava cansado de viajar no lombo dos cavalos, aliás, os animais eram o meio de transporte mais sofisticado que os poetas tinham à disposição para adentrar nas entranhas do nordeste vendendo seus versos à troca do pão de cada dia. O Cego era elegante e sempre se apresentava bem vestido, de paletó, gravata e tudo o mais.


Por Pau dos Ferros, era sempre o prefeito que pagava sua estadia no Grande Hotel, além da estadia do mulato e dois filhos que sempre o acompanhavam nas apresentações, vendiam os folhetos e passavam o chapéu para arrecadar as gorjetas. Na época, o prefeito era Licurgo Ferreira Nunes, homem probo que sempre apoiou esses eventos na cidade e era apaixonado por poetas e trovadores que viessem encher a cidade de beleza e graça.

Cego Aderaldo nunca casou, dizia não ter a mínima vontade, mas criou 24 crianças, dando-lhes o melhor na vida e na educação e sempre nas suas viagens levava dois ou mais meninos para acompanhá-lo. Cantou para Padre Cícero e Lampião, viveu em cidades no Pará e no Ceará, teve uma bodega, faliu. Morreu em 29 de junho de 1967, em Fortaleza, aos 89 anos, quando - ainda - era convidado para dizer seus repentes, principalmente em festas da igreja católica. Em Quixadá-CE, onde viveu parte de sua vida, possui um monumento em sua homenagem, dos mais legítimos pela perfeição de sua figura.


Por Manoel Cavalcante

Créditos a João Escolástico Bezerra Filho, presente na última apresentação do Cego Aderaldo em Pau dos Ferros no ano de 1947.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..