03

sábado, 1 de novembro de 2014

PERFIL ESPECIAL...


DONA DULCE E O JOGO DO BICHO
  Dulce Bezerra da Costa é pauferrense e nasceu em 14-12-1928, seu pai era de Catolé do Rocha e sua mãe de São Sebastião, atual Dix- Sept Rosado. Casou aos 18 anos com o Sr: Francisco Antônio da Costa, da cidade de Encanto, conhecido como Chico de Dulce.
  O que me levou a escrever o seu perfil, além da mulher guerreira, foi o fato de ser a única a trabalhar por diversos anos num ramo predominantemente masculino, o JOGO DO BICHO. Cresci vendo D. Dulce com seu bloquinho fazendo o jogo dos conhecidos. Segundo ela, a atividade veio através do convite de um senhor chamado Sebastião, que de tanto vê-la frequentar a banca, fez-lhe o convite, prontamente aceito. Inicialmente fazia os jogos em sua própria casa, depois começou a andar nos domicílios...e a curiosidade que mais gostei, foi o fato de sua clientela ser formada a maior parte por mulheres, que jogavam escondido dos maridos. Constantemente era chamada às despensas ou a quartos fechados para que estas fizessem sua fezinha.Mulheres ricas na maioria, algumas jogavam verdadeiras fortunas e ainda davam cachê pela descrição da Dona Dulce.
  De todo o apurado ela ficava com 20%, que juntando ao seu emprego estadual, deu para criar seus oito filhos de forma folgada, como a própria me disse. Ficou por mais de 20 anos na profissão e abandonou-a há mais ou menos 22 anos. Calmíssima, muito simpática, não usa óculos, mas enxerga melhor que qualquer um de nós. Foi funcionária do grupo Escolar Joaquim Correia  e depois No Patronato Alfredo Fernandes, até a aposentadoria. Muito querida por todos,sempre que passo está sentada em sua calçada, comunicando-se com quem vai e vem. Foi fumante inveterada durante muitas décadas, mas há oito anos largou o maldito vício.
 Dona Dulce, fica aqui o nosso enorme carinho por você e desejos de muitos anos de vida. Grande Beijo!!!!!
                                Israel Vianney
Fotos: Fabio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..