Meu avô paterno, josé fernandes, nasceu em 1889 e faleceu em 1977. Morava no sítio Sanharão, município de Encanto. Vovô falava que as alianças do casamento dele foram confeccionadas com ouro da mina do "cabelo não tem " na serra das almas, próxima à cidade de Encanto. Eu dava pouco crédito à história, quando em 1982 li uma reportagem na revista Veja falando da mina. Tanto insisti no assunto que um dia meu pai me levou para conhecê-la. O dono das terras pouco sabia do assunto e foi super apático.Voltei decepcionado, pois só vi mato e um pequeno açude na parte baixa do serrote.
Em 2004 adquiri o livro " O guerreiro do Yaco" de Calazans Fernandes, aí sim, eu pirei. O livro traz relatos inéditos sobre a mineração no local que desde 1657 os Holandeses já exploravam sem o conhecimento de Portugal. E aí vem uma serie de fatos interessantes que por ali aconteceram, só lendo o livro...
Fico muito triste, pois no Encanto, as pessoas pouco procuram saber sobre a verdadeira história do município. A maioria se conforma em explicar a origem do lugar pela lenda sem graça que todo mundo conhece.
Quem tiver o privilégio de ler "o Guerreiro do Yaco"(fundação José Augusto), vai se orgulhar muito mais de nossa região e vai entender melhor porque o nome Encanto.
Sugestão:Porque não pedir ao prefeito para bancar a reedição? Informação nunca é demais!
Vianney
Caro Vianney, é muito bom saber que somos parentes. O Guerreiro do Yaco, Childerico Fernandes, é meu tio-bisavô, por assim dizer. O ideal seria lutar para publicar o segundo volume da série (são três). Desde que Calazans morreu que a publicação está empacada. Um abração, Honório de Medeiros.
ResponderExcluirPRIMO, LEGAL SABERMOS MAIS SOBRE A NOSSA ORIGEM.HONÓRIO, DEVEMOS SER PARENTES TAMBÉM, POIS LEMBRO DO NOME CALAZANS FERNANDES. VOVÓ RAIMUNDA, CASADA COM VOVÔ ZÉ FERNANDES, FALAVAM MUITO DE CALAZANS, LIOBA... QUERO LER ESSE LIVRO.
ResponderExcluir