03

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MISSA: UM RITUAL CONGELADO

Domingo fui à missa de 02 anos de falecimento de minha irmã Patrícia. Eu não ia a um ritual asssim há mais ou menos 10 anos, e para minha surpresa, FOI A MESMA COISA.. As palavrinhas ensaiadas num côro de vozes dóceis, a leitura da carta dos apóstolos, os fiéis respondendo em uníssono aos textos previamente ensaiados e em atitude de submissão completa. Ao lado do padre,toda uma "entourage", composta pelos coroinhas, membros do coral e outros subordinados.Tudo sai no tempo certo! É uma falta de empolgação que me dá nos nervos. Os evangélicos são mais enérgicos e falam no coração das pessoas, numa linguagem atual e acessível. Não é a toa que as recentes estatísticas do IBGE, mostram o significatívio declínio do catolicismo no Brasil. As pessoas hoje, vivem assoberbadas de problemas e um ritual monótono e arcaico como a missa, não ajuda em nada. É tudo tão mecânico que quem foi a uma missa, foi a todas. Além disso os católicos discriminam como ninguém, tudo é pecado e errado....e ai dos Gays ,descasados, prostitutas, pobres que não pagam dízimo e outras classes super estigmatizadas por essa igreja "que se diz salvadora". Um dos maiores ensinamentos de Jesus é " amai-vos uns aos outros". Será que a coisa funciona assim???
    Vianney

6 comentários:

  1. PRIMO, NÃO CONCORDO COM VOCÊ, COM RELAÇÃO À MISSA. A GENTE SÓ DEVE FALAR DO QUE REALMENTE A GENTE CONHECE, E COMO VC. PASSOU DEZ ANOS SEM PARTICIPAR DA SANTA MISSA, REALMENTE VC. NÃO SABE NEM DO QUE PARTICIPOU. SEI QUE AÍ EM PAU-DOS-FERROS NÃO DEVE SER DIFERENTE DA DIOCESE DE CAICÓ, POR ISSO PROCURE PARTICIPAR MAIS, QUE COM CERTEZA, PELA FÉ, VC. VAI APRENDER A AMAR A NOSSA RELIGIÃO CATÓLICA.CONCORDO QUE A RELIGIÃO EVANGÉLICA TAMBÉM FAZ MUITO BEM AOS CRISTÃOS.BJS.

    ResponderExcluir
  2. A liturgia significa um ato do povo, com o povo e para o povo, destinado à Deus, não se pode jamais dizer que a "missa é um ritual congelado", essa afirmação indica nada menos do que falta de fé, a missa representa o sacrifício de Cristo na cruz, sua paixão e morte, e principalmente sua ressurreição, ao contrário do que a maioria pensa, missa não é um show de rock destinado a levantar ninguém, porque Deus nos escuta no silêncio santo da alma,e não é Ele quem precisa de nós,nos precisamos Dele. Devemos então, imitar Maria e guardar tudo no nosso coração. Há cinquenta anos atrás, era aberto o Concílio Vaticano II pelo papa João XXIII, concílio esse, que mudou a liturgia de forma drástica, no bom sentido, pois antes, o "ritual congelado" era feito em latim, de costas para o povo, sem participação da assembleia, apenas o padre, hoje, é feito na língua nativa da região, com e com participação ativa dos fiéis, e NUNCA, é a mesma coisa, quem diz isso claramente não presta atenção nela, afinal, não se deve assistir uma missa,deve-se PARTICIPAR da missa, a Igreja divide o tempo em 3 anos litúrgicos, em cada ano, é evidenciado o evangelho de um dos evangelistas, deixando o evangelho de João para as solenidades, cada ano divide-se em tempos (quaresma, páscoa, advento, natal, tempo comum, etc)onde são abordados temas diversos, tendo Cristo como centro sem exceção, ou seja, nunca é a mesma coisa. NINGUÉM é subordinado numa missa, porque a realização do rito consiste no Ministro Ordenado (padre) e no povo, que juntos formam uma comum unidade. Santo Agostinho de Hipona dizia: "ainda que a Igreja Católica seja resumida a cem fiéis, ainda será a Igreja de Cristo", a diminuição dos fiéis deve-se a falta de entendimento da própria Igreja. A falta de informação leva à ignorância, o radicalismo protestante é muito claro, como vemos no caso conhecido como "Chute na Santa" e no episódio em que um protestante quebrou em 167 pedaços, a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, padroeira e rainha do Brasil. NENHUMA IGREJA SE DIZ SALVADORA, igreja não salva ninguém, o catolicismo NUNCA afirmou tal coisa, quem salva é Jesus, somente. As "classes estigmatizadas" nunca foram excluídas da Igreja Católica, pelo contrário, são todas convidadas à conversão e a penitência, assim como o resto dos fiéis.
    É necessário, da nossa parte, procurar entender nossa Igreja, conhecê-la, para que não haja ignorância disfarçada de falso moralismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz!
      Somos cristãos, embora de denominações diferentes com visões diferenciadas, mas unidos pela mesma fé em Cristo Jesus.
      Concordo quando você fala na sua observação sobre o radicalismo protestante, sou totalmente contra esse tipo de atitude, como também sou contra as cruzadas, noite de São Bartolomeu,Santa Inquisição da Igreja Católica, que de santa só teve o nome.Martirizaram milhares de santos, acusando-os de hereges e inimigos da igreja (romana). Fogueiras humanas iluminavam as noites sombrias enchendo o céu de fumaça e a terra de luto.
      Professamos a mesma fé e seremos sempre contra o radicalismo.

      Excluir
  3. Protestantes Neopentecostais não são Evangélicos. Um cristão verdadeiro não faltaria com o respeito de chutar uma imagem católica como uma atitude provocativa. Eu nasci em um lar puramente católico, hoje sou evangélico mas me considero católico também até certo ponto. Não existe a palavra evangélico na Bíblia, nem católico, mas Cristão. Defino evangélico como uma reinvindicação sacerdotal, isto é, agora em Cristo todos somos sacerdotes porque o Espírito Santo foi derramado sobre toda a carne. O que se tem que fazer é conscientizar-se nesta posição em Cristo e permanecer católico, aí será igual a mim, um católico evangelizado que também pode ser chamado de evangélico. Ser evangélico é ter liberdade em Jesus Cristo. Fernando Camboim Filho

    ResponderExcluir
  4. O que é radicalismo? Jesus o maior radical da história arrebanhava a todos sem discriminar ninguém, o que os fazia mudar de vida era o próprio Evangelho...Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único para nos salvar de todo pecado. Ninguém tem o direito de julgar ou condenar. Porém as escrituras falam o que é certo e o que não é...quando a igreja vem insistir em algo, se baseia na palavra. Basta olharmos e lê com a alma e o coração, e assim mudaremos nossa forma de pensar. Quanto ao sacrifício da santa missa, repetimos o que Jesus fez na última ceia: onde Ele partiu o pão entregou aos discípulos e disse: Fazei isto em memória de mim.
    Quando cantamos o ato penitencial lembramos aí da misericórdia de dEle para conosco. Quando entoamos o hino de louvor, louvamos a Deus por sua grandeza infinita. Quando ouvimos as leituras e o Evangelho é Deus falando ao seu povo... E ao comungarmos recebemos um grande presente, pois nenhum de nós é digno que Jesus entre em nossa morada mas dizemos apenas uma palavra e seremos salvo. Sem dizer que, um Deus tão grande se faz tão pequeno SÓ POR AMOR a mim e a você.

    ResponderExcluir
  5. PRIMO, ESSE SEU COMENTÁRIO SERVIU PARA EU REENCONTRAR UMA AMIGA, DO TEMPO DO AUXILIAR DE ESCRITÓRIO, NO ANTIGO 31 DE MARÇO: DÉBORA SIQUEIRA, IRMÃ DAS TAMBÉM COLEGAS: WASTY E SULAMITA. CHEDIRO.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..