03

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

BODAS DE OURO DA E.E.4 DE SETEMBRO


                                              Desfile Cívico - Década de 60

 Aproxima-se o aniversário de 50 anos  da E.E 4 de Setembro. Com certeza haverá uma programação bem especial, já que a referida escola coleciona histórias de sucesso. Foi lá que fiz o "ginásio,como chamávamos  o atual ensino fundamental. Quando lá cheguei, no final da década de 1970, ainda estávamos no período da ditadura militar e a diretora era  a grande Idelzuite Rêgo, mulher forte e rígida, conduzia a escola com mãos-de-ferro. Ninguém bancava o trombadinha como querem alguns alunos hoje em dia. Só entrava fardado, independentemente da condição social, nenhuma mentira colava com ela. Cantávamos o hino nacional toda quinta-feira,quer chovesse ou fizesse sol, sempre na quadra e defronte  ao pavilhão nacional...nenhum pio se ouvia além do hino. Era a melhor escola de Pau dos ferros, com a melhor equipe de professores e o maior número de alunos. Por ali passaram muitos cidadãos ilustres que hoje atuam ou atuaram nas mais diversas escalas do poder: Médicos, advogados, economistas,políticos, uma fauna de muita qualidade. Quanto aos professores não posso esquecer de Prof:Inácio(terívelmente rígido com o inglês e francês),Raimunda Guedes, a maioral da matemática; Pedrina elisa(com quem aprendi Português pra valer), Mirian (a eterna profª de religião),D. maria Afonso(tagarela),vera de Bambão,Genilda, Elizabeth de Seu "Chico Balbino"(a mais chique),Zilda Bessa, Netão e Chico da bomba(educação Física), Salete Diógenes, Bibita, Tim Maia(morria de medo dele),Salomé e muitos outros maravilhosos.
  O ponto alto eram os desfiles de 4 e 7de setembro onde abalávamos as estruturas com belos pelotões, bem vestidos e organizados. Depois com o advento da democracia, as regras ficaram mais flexíveis, apareceram escolas privadas, e a coisa não ficou mais como antes... Mas tudo que sei, devo muito ao tempo em que passei pelos bancos daquele lugar.
                               VIANNEY

2 comentários:

  1. Estudei lá nesta escola.Hoje sou professora aposentada. Me orgulho muito da profissão. Se todos dessem valor a coisa era outra.(Angela)

    ResponderExcluir
  2. FUI ALUNA DO 4 DE SETEMBRO, DA QUINTA À OITAVA SÉRIE, COMO ERA O CHAMADO O FUNDAMENTAL II NAQUELA ÉPOCA. HOJE SOU FORMADA EM LETRAS E APOSENTADA POR TEMPO DE SERVIÇO, NO BANCO DO BRASIL. SAUDADES DE D.IDELZUÍTE(DIRETORA), DE TODOS OS PROFESSORES E COLEGAS. OBG. PRIMO POR NOS PRESENTEAR COM TÃO BELA MATÉRIA E PARABÉNS TAMBÉM À ESCOLA 4 DE SETEMBRO PELO JUBILEU DE OURO.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..