Aproxima-se o aniversário de 50 anos da E.E 4 de Setembro. Com certeza haverá uma programação bem especial, já que a referida escola coleciona histórias de sucesso. Foi lá que fiz o "ginásio,como chamávamos o atual ensino fundamental. Quando lá cheguei, no final da década de 1970, ainda estávamos no período da ditadura militar e a diretora era a grande Idelzuite Rêgo, mulher forte e rígida, conduzia a escola com mãos-de-ferro. Ninguém bancava o trombadinha como querem alguns alunos hoje em dia. Só entrava fardado, independentemente da condição social, nenhuma mentira colava com ela. Cantávamos o hino nacional toda quinta-feira,quer chovesse ou fizesse sol, sempre na quadra e defronte ao pavilhão nacional...nenhum pio se ouvia além do hino. Era a melhor escola de Pau dos ferros, com a melhor equipe de professores e o maior número de alunos. Por ali passaram muitos cidadãos ilustres que hoje atuam ou atuaram nas mais diversas escalas do poder: Médicos, advogados, economistas,políticos, uma fauna de muita qualidade. Quanto aos professores não posso esquecer de Prof:Inácio(terívelmente rígido com o inglês e francês),Raimunda Guedes, a maioral da matemática; Pedrina elisa(com quem aprendi Português pra valer), Mirian (a eterna profª de religião),D. maria Afonso(tagarela),vera de Bambão,Genilda, Elizabeth de Seu "Chico Balbino"(a mais chique),Zilda Bessa, Netão e Chico da bomba(educação Física), Salete Diógenes, Bibita, Tim Maia(morria de medo dele),Salomé e muitos outros maravilhosos.
O ponto alto eram os desfiles de 4 e 7de setembro onde abalávamos as estruturas com belos pelotões, bem vestidos e organizados. Depois com o advento da democracia, as regras ficaram mais flexíveis, apareceram escolas privadas, e a coisa não ficou mais como antes... Mas tudo que sei, devo muito ao tempo em que passei pelos bancos daquele lugar.
VIANNEY
Estudei lá nesta escola.Hoje sou professora aposentada. Me orgulho muito da profissão. Se todos dessem valor a coisa era outra.(Angela)
ResponderExcluirFUI ALUNA DO 4 DE SETEMBRO, DA QUINTA À OITAVA SÉRIE, COMO ERA O CHAMADO O FUNDAMENTAL II NAQUELA ÉPOCA. HOJE SOU FORMADA EM LETRAS E APOSENTADA POR TEMPO DE SERVIÇO, NO BANCO DO BRASIL. SAUDADES DE D.IDELZUÍTE(DIRETORA), DE TODOS OS PROFESSORES E COLEGAS. OBG. PRIMO POR NOS PRESENTEAR COM TÃO BELA MATÉRIA E PARABÉNS TAMBÉM À ESCOLA 4 DE SETEMBRO PELO JUBILEU DE OURO.
ResponderExcluir