03

sexta-feira, 1 de julho de 2011

OS CORONÉIS DE ANTIGAMENTE


                   O Coronel podia tudo, pois detinha de grandes extensões de terra e era lei em sua propriedade e na região de sua influência. Tinha poder de vida e morte. As autoridades constituídas não se atreviam a interferir, a não ser em raríssimas oportunidades, e mesmo assim se fossem solicitadas a fazê-lo.
                   Muitos coronéis mantiveram bom relacionamento com os cangaceiros, chegando a protegê-los e acolhê-los em suas fazendas, embora sua motivação para isso não fosse exatamente seu bom coração. Sobre muitos é até de se duvidar que tivessem coração. Seus interesses pessoais sempre falaram mais alto que qualquer sentimento.
                  Visavam apenas suas próprias vantagens e não hesitavam em mudar de opinião e de lado sempre que isso fosse conveniente ou lucrativo. Abrigar um cangaceiro e em seguida traí-lo não era nenhum acontecimento incomum.
                  Indo em direção à Paraíba encontramos um dos maiores coronéis do nordeste, o famoso José Pereira Lima, conhecido como Coronel Zé Pereira. Este coronel organizou, na cidade de Princesa Izabel (PB), em 1930, um levante contra o governo estadual de João Pessoa, movimento que só foi extinto com a vitória das forças da Aliança Liberal, comandadas por Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..