03

sábado, 26 de dezembro de 2015

VISITA DO PRESIDENTE A PAU DOS FERROS


O Perímetro Irrigado foi um programa de irrigação criado pelo governo federal, sob o comando do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca). Localiza-se a 9km da sede do município de Pau dos Ferros-RN e a 2km do açude do município. Foi fundado em 1977, embora suas obras tenham sido iniciadas em 1973. (Foto acima mostra  os colonos que primeiro habitaram o Perímetro junto aos dirigentes do DNOCS).

Justamente nesse Perímetro, Pau dos Ferros teve a honra de receber um Presidente da República, que na época, era José Sarney. A visita ocorreu em 28 de outubro de 1987, o governador do estado do Rio Grande do Norte era Geraldo Melo e o prefeito de nossa cidade era José Fernandes de Melo. A visita consistia no acompanhamento das obras do Perímetro Irrigado, assim como ocorreu em outros estados do nordeste.

Na Biblioteca da Presidência da República, está disponível o discurso do presidente, por escrito, contendo 6 laudas, proferido na visita a nossa terra. Abaixo, o trecho final do discurso:


-Se eu pudesse, eu, político que gosta do povo, que sempre fui político popular, ao lado do povo, eu mergulharia, aí, no meio de vocês, brasileiras e brasileiros, para abraçar cada um, apertar a mão de cada um, como quis fazê-lo há pouco, lá na Paraíba, para dizer-lhes muito obrigado.

-Mas, não podendo fazê-lo, eu aqui, nestas palavras, entrego a todos vocês o coração do Presidente do Nordeste da Irrigação, que foi o primeiro Presidente a vir a Pau dos Ferros, e que não seja o último a ver o verde nascer no meio da seca mais desoladora da região.

Por nossas terras, as lideranças políticas e o presidente chegaram de helicóptero e foi grande o alvoroço para presenciar a vinda do presidente, muita correria, que depois viraria motivo de algazarra pela tradição oral, motivo de muitas brincadeiras, como disse um certo poeta:

Dizem quem quando chegou
o helicóptero a descer,
o povo se agoniou,
sem saber o que fazer
naquele mar de poeira
todos fizeram carreira
pensando que iam morrer.

Abaixo, o link do documento que reproduz o discurso do chefe maior de nosso país em 1987:

http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/jose-sarney/discursos/1987/94.pdf


Por Manoel Cavalcante

Créditos à pedagoga Hortência Pessoa.



2 comentários:

  1. Fiquei feliz em saber que o blog continua.Avida segue para os que ficam.Curto muito muito as publicações Adoraria ver postagens à respeito do "Clube dos negros" e da passagem dos voluntários da pátria(americanos) na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Amigo anônimo, fico feliz em saber de sua assiduidade no blog, e agradeço as sugestões, saliento que o mestre Israel Vianey já publicou algo sobre o "Clube dos Morenos", mas reconheço que merece mais atenção, por sinal, se o amigo tiver alguma fonte, texto, fotografia que possa contribuir para a postagem, pode nos enviar, em meu email pessoal, tanto do clube dos morenos como da passagem dos americanos, ou qualquer outra postagem pertinente... Um abraço e a cultura agradece sua atenção.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..