03

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

OCORRÊNCIAS MARCANTES NA VIDA DO MUNICÍPIO I


       - Tentativas de sublevação da ordem pública

                 Em meados do ano de 1935, partidários da Aliança Liberal (Ala radical) procedentes do município de Luiz Gomes invadiram a cidade de Pau dos Ferros. Tinham como chefe revolucionário o Sr. Baltazar Meireles, proprietário e agricultor naquele município serrano.
                  O grupo constituído de elementos filiados aos liberais, tinham como objetivo central destituir o então governador Rafael Fernandes de suas funções e implantar um novo governo fundamentando nas estruturas liberais  que a aliança havia pregado e feito bandeira de luta ideológica.Graças  a interferência benéfica e pacificadora  do sr José Meireles,filho de Baltazar e elemento de prestigiosa influência na sociedade  pau ferrense onde exercia a função de  coletor federal,não se registraram cenas de violência e depredações no comercio e em residências particulares de adversários políticos,com raras exceções.
      Em Caraúbas,o grupo foi disperso tendo seus intentos fracassados em virtude da consolidação do poder governamental firmado na capital e em outros pontos de importância do estado.O movimento perdera o seu significado pela inconsistência política.
                                              Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..