03

terça-feira, 24 de abril de 2012

PERFIL



UMA CRIANÇA  CURIOSA, UMA ADOLESCENTE AUDACIOSA, UMA JOVEM DESTEMIDA...
UMA MULHER CORAJOSA.

Socorro da 36 ou Socorro Pontes, foi a menina Maria do Socorro. Uma menina que aos 13 anos de idade, atravessava o rio Apodi nas suas cheias nadando, para levar alimento até às famílias pobres do Antigo Alto da Foice, hoje Bairro São Geraldo... Que por muitas vezes foi  “guia de cegos(as)”, pelo prazer de servir ao próximo... Que ainda adolescente foi professora voluntária de muitas crianças, só pelo prazer de querer vê-las  lendo e escrevendo... Que aos 18 anos de idade começou a ser mãe biológica, mas o destino lhe reservara uma maternidade sem limite para o coração: A que fizera receber o título de mãe da pobreza pauferrense.
No início dos anos 80, concluindo o Magistério, já havia havia sido Diretora de uma Escola Municipal, durante 11 anos. A partir do ano de 1985, já ocupava o Cargo de Coordenadora de Creche no município, onde ampliou e fortaleceu a sua formatura natural de servir, através da Assistência Social.
Acostumada  a trabalhar batendo de porta em porta, identificando as necessidades das pessoas, a conhecida Socorro da 36, já era a amiga/mãe dos bairros São Geraldo,
Bairro Manoel Deodato e Beira Rio(Antiga Favela dos Sem-Teto), Bairro São Benedito e Bairro Arizona. A partir daí, Socorro da 36 acostumada a reunir várias mães e famílias até debaixo de árvores, para dedicar-lhes o seu ofício, conseguiu com muito sacrifício, fundar um grupo de mães. Desse grupo de mães, surgiu outras necessidades que não a deixou parar, e em 1987 no local que reunia as pessoas debaixo de uma Árvore, foi fundada a Associação Beneficente Joana Mirim. A sua alma gêmea. Sua irmã que a permite cuidar de tantas crianças, jovens , idosos e de centenas de famílias que abrem portas e janelas para sua entrada, durante 25 ANOS.
 Esse é o maior bem conquistado e criado pela efetiva educadora e cuidadora, que não precisou ser letrada. Apenas sabe o que é o ser humano, o que é trabalhar com amor. O restante da história, toda Pau dos Ferros já conhece.

Um comentário:

  1. Uma pauferrense de coração que ama o seus semelahntes. Parabéns ao blog por esta postagem, um exemplo de cidadã pauferrense de grande valor.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..