03

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PERFIL


           Maria Genúria Aires do Rêgo nasceu em Pau dos Ferros/RN, no dia 04 de dezembro de 1916, filha de Ananias Aires Afonso e Isabel Aires da Costa. Genúria estudou até o 4º ano primário no Grupo Escolar Joaquim Correia, a única escola da cidade, dotada de muita inteligência e grandes conhecimentos, era muito habilidosa, dedicada e amante aos trabalhos manuais, quando jovem fez curso de bordados no Círculo Operário Pauferrense com a professora Cotinha Bezerra. Era muito vaidosa, andava sempre muito bem vestida, confeccionava suas próprias roupas. Genúria foi uma costureira famosa e com muita experiência e habilidade no ramo, calma e tranquila atendia as clientes da melhor maneira possível. Naquela época não existiam muitas roupas prefabricadas, as senhoras comprovam os tecidos e contratavam Genúcia para confeccionar os vestidos de festa de casamento, Natal e de festas da padroeira da cidade e região.
                Com seus 32 anos de idade conheceu e casou-se com o senhor Juvêncio de Freitas Rêgo, viúvo, comerciante e fazendeiro na região. No dia 21 de julho de 1948 realizou-se a cerimônia na sua residência perante o sacerdote Manoel Caminha Freire de Andrade e com a presença de alguns familiares e amigos mais próximos. A partir daí começou uma nova trajetória de vida. Juvêncio, seu esposo já trazia uma filha do primeiro casamento: Maria do Socorro Rêgo, e da união do casal nasceram dois filhos: Paulo Rêgo que faleceu precocemente com 2 anos e 7 meses de idade, em seguida nasceu Leonilde Rêgo.
              Dona Genúria como era mais conhecida era uma mulher trabalhadora, determinada e que estava sempre colaborando com as tarefas do lar e os negócios familiares. O casal era muito religioso devotos de Nossa Senhora da Conceição e sempre participavam de todos os eventos religiosos da cidade.
                Para tristeza da família, Juvêncio Rêgo faleceu no dia 1º de setembro de 1991, deixando Genúria viúva, sua companheira de todas as horas. 7 anos depois, infelizmente no dia 18 de outubro de 1998 partiu Genúria Aires deixando saudades e um exemplo de luta, de esposa, de mãe, de mulher bondosa e trabalhadora que sempre foi.
 

2 comentários:

  1. Qual foi a cidade do Falecimento de Maria Genúria Aires do Rêgo e Juvêncio Rêgo? E qual foi a cidade do sepultamento deles?
    Este é o meu e-mail para comunicação: hugomagnobrastemp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Qual é a data e local de nascimento de Juvêncio Rêgo? Qual é a data e local de nascimento e a Data e local de falecimento do filho deles Paulo Rêgo?
    Este é o meu e-mail para contato: hugomagnobrastemp@hotmail.com

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..