03

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AOS COSTUREIROS COM CARINHO

Terezinha Gomes de Oliveira
  O oficio de costureiro está novamente em alta. Hoje, os ateliês estão recebendo estudantes de moda aos montes e para bons profissionais não há crise de mercado, há até um realyty show tratando do tema. Temos de admitir que uma peça bem acabada é sem dúvida uma obra de arte única.
  Há algumas décadas, em pau dos ferros, as costureiras eram super requisitadas, principalmente nas festas de fim de ano.Algumas delas eram" banqueiras"  a ponto de só trabalhar para as famílias mais abastadas.
  As moças prendadas deviam, obrigatoriamente saber bordar, chullear, pregar botão, e as mais interessadas cortavam os moldes e criavam o próprio figurino.
  Na minha casa, cansamos de deixar pacotes de tecido nas costureiras e esperar até um mês pelas peças.Quem não passou por uma situação assim???
  Aqui, quero registrar os nomes de alguns profissionais que deixaran sua marca.Muitos deles ainda em atividade: D.Lurdes de chagas preta, D. Terezinha Gomes, D. Diva, Maria do carmo de Totó, Chicó, Seu Minel,Ilná,Clotilde Dutra, Clotilde de Seu Ari, D.Kaló, DMaricota, Maria Batalha,Maria José(Dede), Nilda Aires, Zé antônio , Gilvam Pontes e Socorro de Antunes.
                     israel vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..