03

quarta-feira, 23 de março de 2011

QUANDO LER É UM PRAZER / DIÁRIO DE UM LEITOR

      
    Para muitas pessoas, ler é  um tormento infindável. É bem melhor ver gravuras coloridas ou jogar no playstation. Quando o hábito de ler é adquirido na infância, na maioria das vezes teremos  futuros leitores compulsivos. Modéstia a parte(sempre), sou um leitor compulsivo, daqueles que fica escandalizado quando encontra um adulto "alfabetizado" que diz nunca ter lido um livro.
      Quando era criança(há milhões de anos...)  não havia tanta distração para os "inocentes", a tv só era ligada na Sessão da tarde, e olhe lá. Nós não podíamos ser donos dos botões(não havia controle), então.....enquanto não chegava o horário de ir brincar nas calçadas, líamos. Comecei com as revistas em quadrinhos que eram abundantes (hoje quase sumiram) e evolui para livros infanto-juvenis. Ainda lembro os primeiros que devorei: "O menino do dedo verde" e "Memórias de um burro" de Condessa de Segur, lá por volta de 1979/1980.
      Nunca gostei dos clássicos da literatura brasileira, apesar de ser importante lê-los. Os poucos que li foi por obrigação na escola, as únicas exceções ficam para " O quinze" de Rachel de Queiroz, que adorei e recomendo; vidas secas, os sertões, iracema,  e ando me preparando para ler "Fogo morto" por recomendação de meu irmão Flavio.
     Na adolescência tive a fase Sidney Sheldom e Harold  Robbins, inclusive me filiei ao Círculo do livro  que era maravilhoso e onde adquiri vários best sellers, entre eles  "O diário de Anne Frank" e "Eu cristiane F...".Depois veio a fase Lampiônica(lia e comprava tudo a respeito), a fase Adelaide Carraro e Cassandra Rios , que muito consideram subliteratura(azar o deles) e atualmente estou na fase "biografias", como também sou apaixonado pela História, especialmente a de meu município. Só fica na minha estante, o que me interessa, não guardo livros para impressionar quem me visita, os 1500 volumes que possuo, li todos.
     Para finalizar, uma reclamação: COMO É CARO LIVRO NO BRASIL !!!!!
                                                  Vianney

2 comentários:

  1. Ler, além de ser um ato muito prazeroso, é fonte de construção do conhecimento; é tarefa que o ser humano deve utilizar para exercitar o cérebro, a fim de manter melhor a capacidade de memória.
    Nós (estou incluindo minhas irmãs), agradecemos sensibilizadas ao nosso pai, Siqueira - in memorian - por ter sido um grande incentivador à leitura, pois lia histórias e comprava livros compatíveis à nossa fase: infância e adolescência. Hoje cultivamos esse hábito tão precioso e repassamos à nossa prole.

    ResponderExcluir
  2. Vianney a cada dia fico mais impressionado com seus conhecimentos e o admiro por tanta "bagagem" CULTURAL.

    Claudio Couto
    Mossoró/RN

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..