03

terça-feira, 22 de março de 2011

FAMILIA FERNANDES NO ALTO OESTE POTIGUAR

        Historicamente sabemos que os FERNANDES  vieram de Portugal, alguns fugindo da inquisição, mesmo a maioria deles sendo católicos. Os primeiros chegaram para povoar a região oeste, especificamente Martins, Pau dos ferros e Portalegre. O português Manoel Fernandes, ao lado de um irmão e um primo se estabeleceram por aqui. Os outros ficaram na região de Caraúbas e Ceará. Manoel casou-se com Joana Martins de Lacerda. Ela, filha do pernambucano Francisco da costa Passos e Violante Martins de Lacerda. Alguns genealogistas preferem atribuir a Mathias Fernandes Ribeiro o pioneirismo na região. De qualquer forma a história começa por aí, no final do século XVI.

       Nas fotos abaixo, os meus avós paternos; José Vicente Filho e Raimunda Maria da  Conceição; os dois nascidos na região de Encanto. Ele em 27/08/1889 - filho de José Vicente Chaves e Joana Fernandes de queiroz; ela nascida em 05/11/1913, filha  de  Manoel Matias Nunes  e Maria Mamédia da Conceição. Os dois já falecidos. 
   Estou pesquisando um pouco a saga dos meus avós, que com certeza daria um livro, uma novela,  e um filme, pois é cheia de fatos curiosos.  Aguardem!
 Vovó Raimunda e Vovô Zé Fernandes no meu primeiro aniversário. Olhe o cenário...

Vovô, Vovó e a "Família Real".

3 comentários:

  1. Gatinho, adorei em especial o relato da família Fernandes.Sabes que ela tem até brazão?maravilhoso o seu resgate cultural. beijos...
    Ângela ...

    ResponderExcluir
  2. A FAMÍLIA FERNANDES SEMPRE FOI DESTAQUE NA REGIÃO OESTE, ADMIRO ESPECIALMENTE OS FERNANDES DE ENCANTO E MARCELINO VIEIRA. PARABÉNS PELA MATÉRIA , ESCREVA MAIS SOBRE O ASSUNTOL

    ResponderExcluir
  3. Tenho umas fotos parecidas com essas do seu blog vou scanear e te passar por e-mail.P.S. tem até vc novinho...Bjo!!!!

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..