03

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O CULTO AO CORPO


   

         O Culto ao corpo está presente em várias culturas. Os gregos foram exímios em retratar a beleza física em suas estátuas, pinturas e até enaltecendo-a em seus poemas. Na idade média a igreja católica e seu histerismo pela "Pureza do corpo e da alma" ofuscaram um pouco essa prática. Foi no início do século XX que a coisa voltou a tomar consistência, principalmente com os halterofilistas que se exibiam em espetáculos circenses ou em lutas mortais.
           Em PAU DOS FERROS quando ainda não havia o advento das academias, alguns rapazes praticavam levantamento de peso, mesmo de forma precária. Utilizavam baldes de tinta vazios e preenchiam com cimento e concreto, fazendo assim a famosa maromba (daí o termo marombeiro).
         lembro-me de Lucílio Freire-Maninho (hoje coroel do corpo de bombeiros em natal), Arlindo e Ubiracy (Que antes de morrer montou academias em Natal e participou de campeonatos de luta livre) que mantinham os corpos saradíssimos e paravam tudo quando passavam.
     A 1ª academia propriamnte dita foi a ACADEMIA OKINAWA do brutamontes exótico prof. ARNALDO, que ensinava Karartê, Judô e pasmem, Ginástica rítmica (depois é que veio o termo AERÓBICA) isso no ano de 1981.
     Quando Arnaldo se foi, três anos depois, a gatíssima Doriana Araújo inaugurou a ESTETIC CENTER, já com sala de musculação, espelhos, aeróbica, sauna... um luxo só!!! Fui aluno.
       Depois disso aconteceu uma proliferação na cidade de "pseudo-academias", é por isso que temos tantas barbies, pit-boys e meninas saradíssimas circulando por aí. E ai de quem não se adaptar à forma do corpo perfeito...  

4 comentários:

  1. Registro aqui que também fui aluna da gloriosa Doriana na academia ESTETIC CENTER, professora atualizadíssima com cursos realizados em Recife, Pe.; arrasava nas aulas de aeróbica e a sauna era realmente um verdadeiro luxo.

    ResponderExcluir
  2. muito boa a matéria, só lhe lembrando que Ubiraci também antes de desencarnar montou uma academia de musculação em Pau dos Ferros,se eu não estou enganado o nome era "ACADEMIA MINOTAURO"
    NICOLAEVSKY.

    ResponderExcluir
  3. Vianney, lindo amigo, muito obrigada; E obrigada pricipalmente por registar que fazemos parte dos acontecimentos da nossa amada cidade Pau dos Ferros, e de tempos maravilhosos.
    Voce está de parabéns por todas suas materias, arrazouuuu em belissimo desempenho. voce merece amigo surperbeijo.
    Doriana Araújo

    ResponderExcluir
  4. Há, não podia deixar de registrar que também fui aluna das duas academias, em Arnaldo fazia ginastica ritmica e em Doriana aulas de dança. Tenho até fotos das apresentação que Arnaldo promovia na Praça da Matriz. Nizarene

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..