03

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Augustin Boi por João Escolástico Filho

     

       A cultura pauferrense, do amigo Israel Vianney, editou um posts sobre Augustin Boi, que me fez relembrar essa bela pessoa, com quem convivi, quando era criança, era um grande amigo. Sempre ia na casa dos meus pais, fazer suas refeições, filho que era de um empregado do meu pai, cuidando de algumas vacas, num curral, nos fundos da casa na rua 7 de setembro. O pai de Augustin se chamava Manuel Henrique do Nascimento, e a mãe Maria Elvira da Conceição. Augustin tinha 3 irmãs, Chiquita, Lourdes e Neusa. Neusa Edite do Nascimento é também minha irmã de criação, pois viveu a vida inteira conosco, sua mãe lavava a roupa lá de casa e ela acompanhava a mãe, até o rio ou açude, e terminou morando conosco, quando a mãe faleceu. ainda criança.

Foi para Natal com toda a minha família, em abril de 1959. 
Depois que meus pais faleceram era foi morar com minha irmã Verônica. Quando minha irmã foi para os Estados Unidos, a família alugou uma casa, onde ela mora até hoje, em Natal. 
Neusa nasceu em 1937, em setembro, portanto, tem 77 anos. Suas irmãs, Chiquita e Lourdes, estão internadas num asilo em Mossoró e são mais velhas do que Neusa. 
Elas têm uma casa na rua João Escolástico, em Pau dos Ferros. Mamãe aposentou Augustin Boi e as 3 irmãs no INSS, quando atingiu a idade, naquela época era metade do salário-mínimo.. Mas Augustin Boi, passou a usar o dinheiro para se encher de cachaça, vivia se embriagando, e as pessoas da cidade, mexiam zombavam muito dele, eu nunca gostei e sempre reclamava. 
Seu Manuel Boi, adoeceu de tuberculose, a casa dele era atrás da rua 13 de Maio, onde eu morava. Eu levava a comida dele, mas como a tuberculose era muita temida naquela época, eu levava a comida num prato, coberto por outro e envolto numa rodia, e colocava na porta da casa, e gritava para ele apanhar a comida, e saia correndo.
Eu adoro minha irmã Neusa, aliás todos os meus irmãos adoram ela. Ela "vive" na casa deles em Natal, mas preferiu viver sozinha numa casa, depois que Verônica foi morar nos EUA. Não perde nunca a festa da Padroeira, em Pau dos Ferros. Neusa é uma ótima companhia, vive rindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..