03

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

MEDO E PRECONCEITO

  A brilhante e tocante escritora e tradutora Lya Luft, sempre me surpreende com  seus artigos, e essa semana na edição  2390 da revista Veja.
Ela diz entre outras coisas que " O preconceito nasce com do medo, sua raiz cultural, psíquica, antropológica, está nos tempos mais primitivos-por isso é uma postura primitiva-, em que todo diferente era um provável inimigo.Precisávamos atacar antes que ele nos destruísse.....Hoje ,quando de trogloditas passamos a ditos civilizados, o medo se revela no preconceito e continua atacando, não para nossa sobrevivência,mas para expressar nossa inferioridade assustadora, vestida de arrogância."......Mais  à frente ela diz "Que medo é esse que nos mostra tão destrutivos? Talvez a idéia de que ELE é diferente, pode me ameaçar, estimulada pela inata maldade do nosso lado sombrio(ele existe,sim).
  Nossa agressividade de animais predadores se oculta sob uma camada de civilização, mas está à espreita e explode num insulto, NA PERSEGUIÇÃO A UM ADVERSÁRIO QUE ENXOVALHAMOS PORQUE NÃO PODEMOS VENCÊ-LO COM HONRA. Nessa guerra ou guerrilha usamos muitas armas: uma delas, poderosa e sutil, é a palavra. PARADOXAIS PODEM SER AS PALAVRAS,QUE PODEM SER CARÍCIAS OU PUNHAIS...Num país que sofre de inúmeras carências em coisas essenciais, não devíamos ter energia e tempo para  perseguir o outro, Causando-lhe sofrimento e vexame, por suas idéias, sua cor, formato dos olhos, Deuses que venera ou pessoa que ama. Nossa energia precisa se devotar a mudanças importantes que o povo reclama. Nestes tempos de perseguição, impunidade e desculpas tolas, só o rigor da lei pode nos impedir de recair rapidamente na velha selvageria. Mudar é preciso!!!!!""" Bravo Lya Luft!!!!!
PS: O texto na íntegra  você encontra na revista veja  ou na sua página On line.
                                       Israel Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..