03

segunda-feira, 15 de julho de 2013

OS NEGROS DO PÊGA. PORTALEGRE RN

  Sítio de difícil acesso, localizado na aba da serra de Portalegre, coberta de cajueiros, PEGAS é uma comunidade negra cuja origem já não encontra referencial na memória de seus habitantes. Por suas características essenciais, supõe-se que tenha sido em sua origem um antigo quilombo de negros fugidos ou libertos.
  Segundo o poeta Sebastião soares, antigamente os habitantes do sítio Pegas eram conhecidos em toda a parte como os negros de "Dão Pedro", possivelmente numa alusão ao imperador D. Pedro II, que os teria ajudado de alguma forma, porém se desconhece a existência de documentos a respeito dessa denominação.
  O Topônimo tanto pode significar um grupo indígena como uma espécie de pássaros, há muito desaparecidos.  Discordo da segunda hipótese...a primeira é bem mais palpável, já que os índios Pegas foram expulsos da bacia do Apodi por depredações e se instalaram na serra dos dormentes,ou seja, em Portalegre.
  Os negros do Pega são religiosos, em sua maioria católicos devotos do padre Cícero Romão Batista  e de Nossa senhora, que roga por todos. São Gonçalo representa a devoção mais acatada e difundida, em homenagem de quem celebram a dança famosa em todo estado, que se repete todo ano no dia 24 de janeiro ou quando alguém promove o pagamento de uma graça alcançada.
  Estive na Comunidade diversas vezes para entrevista e pesquisa com professores e também sozinho...conversei com Nonagenários e colhi boas histórias. Percebi um povo conservador, porém muito receptivos e simpáticos, que aos poucos estão se inserindo no processo de globalização. Até casamento com pessoas brancas já é comum por lá, coisa praticamente impensável há 30 anos. Na minha opinião, são os únicos quilombolas da Região Oeste...o resto é truque para angariar dinheiro do governo. Abraços aos amigos do PEGA!!
             Vianney

3 comentários:

  1. sugiro ao nobre blogueiro matéria à respeito do antigo clube dos negros,verdadeiro apartheit de pau dos ferros .Procure entrevistar dona Santa e Ivo do Denosc.césar

    ResponderExcluir
  2. Sugiro ao nobre blogueiro matéria à respeito do antigo clube dos negros,verdadeiro apharteid de pau dos ferros.Procure dona Santo e Ivo do Denocs.césar

    ResponderExcluir
  3. Publique o resultado de suas pesquisar, Vianney! Matéria muito interessante.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..