03

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TIPOS POPULARES - AS 03 MARIAS





                  Nascidas no sítio Sanharão, município de Encanto, Lilita, Antônia, e Helena  são conhecidas como "As 03 Marias". Avessas a contatos sociais, essas meninas misteriosas são alvo da curiosidade geral.
                 São filhas do Senhor Raimundo Souza, conhecido como Raimundo "Paêta" e de Celsina Maria da Conceição, ambos falecidos. Procurei mergulhar no universo "das meninas" para poder entender um pouco do comportamento arredio das mesmas. É fácil encontrá-las às terças-feiras a noite em algumas ruas no centro de Pau dos Ferros, mesmo residindo no sítio Poço Comprido. São facilmente identificadas pois andam juntas, geralmente envoltas em toalhas ou lençóis; também só usam preto.
                 Entrevistei algumas pessoas que convivem de perto com as mesmas, além de conhecê-las também desde criança. Muitos as chamam de "As 03 Marias da barragem", pelo fato de terem morado naquela comunidade.
                 Os documentos foram feitos graças ao interesse da Pedagoga Ene Pinheiro que depois de muita reviravolta e jogo de cintura conseguiu as digitais e as fotos que ilustram essa matéria (únicas).
                 Todas engravidaram mesmo sendo altamente anti sociais, mas resolvi não adentrar muito nesse tema por ser assunto de foro íntimo. Ene Pinheiro também é tutora das "moças", conseguiu aposentar Lilita e nos forneceu muitas informações extras que dão um excelente documentário. Abaixo a data de nascimento das três:

Lilita - 15/12/1954 (cria 60 gatos)
Helena - 06/09/1959 
Antônia - 10/09/1956
Cada uma delas cozinha sua própria comida, são três "trempes" feitas nos arredores da casa, também não saem durante o dia.Com certeza algum forte agravante psicológico norteia esse comportamento.
A vida dessas 03 mulheres  vai virar tese de mestrado da historiadora Vanessa Alves. Aguardemos pois.
Israel Vianney

3 comentários:

  1. CONHECI AS MENINAS, AINDA ADOLESCENTES, ESTUDANDO NA SALA DA MINHA CASA, COM A MINHA MÃE, A PROFESSORA MARGARIDA PAIVA. ELAS MORAVAM NO SÍTIO SANHARÃO, VIZINHO AO NOSSO:VÁRZEA-VELHA,ENCANTO(RN).LEMBRO Q QDO.ELAS SAÍAM DA AULA, TIRAVAM AS HAWAIANAS DOS PÉS E CORRIAM ATÉ EM CASA. COM CERTEZA EXISTEM MUITOS TRAUMAS NAS CABEÇAS DESSAS TRÊS FILHAS DE DEUS. E JOSÉ? IRMÃO DELAS?LEMBRO DO MESMO TAMBÉM, QDO. IA PASSAR FÉRIAS NA CASA DOS MEUS PAIS.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de saber noticias dessas criaturas históricas de Pau dos Ferros.Quando ai residia,encontrava as mesmas sempre a noite e enroladas no lençol e ficava acuadas quando a gente se aproximava.

    ResponderExcluir
  3. Grande matéria! Parabéns pela a iniciativa. Precisamos de conteúdo assim.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..