03

quinta-feira, 16 de maio de 2013

ENCANTOS POTIGUARES EM FLOR DO CARIBE.




 
 FLOR DO CARIBE 
Oito cidades e cerca de dois mil quilômetros percorridos, 
em pouco mais de 40 dias, para gravar as cenas da novela
 "Flor do Caribe" (TV Globo) no Rio Grande do Norte
 Muito sol, praias e cenários paradisíacos!
 Fotografia: João Miguel Júnior/Rede Globo

FLOR DO CARIBE
PAISAGENS DO RIO GRANDE DO NORTE SÃO CENÁRIOS NATURAIS

Via
TV GLOBO
NOVO JORNAL
TRIBUNA DO NORTE
 
Passear pelas falésias de Pipa, no Rio Grande do Norte, cruzar as dunas de Jenipabu, as minas de sal em Areia Branca e terminar a viagem na zona de mineração de Currais Novos - e isso tudo em menos de um minuto? Bem, isso será possível em Flor do Caribe, a novela da Rede Globo que estreia nesta segunda-feira, às 18 horas. Todos os ambientes descritos acima fazem parte da “Vila dos Ventos”, uma cidade fictícia no litoral potiguar, dotada de praias paradisíacas e uma bem desenvolvida produção salineira e mineral.  

Em Flor do Caribe, Vila dos Ventos é um dos destinos preferidos dos turistas que visitam o Rio Grande do Norte. E os cenários incríveis que serviram de pano de fundo para os personagens da novela de Walther Negrão estão ao alcance de todos. Belas paisagens do litoral do Rio Grande do Norte foram a inspiração para dar vida às belezas de Vila dos Ventos.

DUNAS DE JENIPABU/RN
Fotografia: Divulgação Rede Globo
 Fotografia: João Miguel Júnior/Rede Globo

Logo no primeiro capítulo, todos estes cenários devem brilhar nas televisões brasileiras. A ideia da Rede Globo é recuperar a audiência da faixa das 18 horas. As duas novelas que antecederam “Flor do Caribe” – “Lado a Lado” e “A vida da gente” – não conseguiram superar a taxa de 25 pontos de audiência. A média ficou em 18 pontos, segundo o instituto de pesquisas Ibope.
A primeira parte das gravações em terras potiguares foi realizada nos meses de novembro e dezembro. As cenas devem corresponder aos primeiros 30 capítulos da história. Foram mais de 50 pessoas trabalhando nas locações produzidas no RN. Já entre os meses de janeiro e fevereiro, a equipe passou pela Guatemala, no Caribe, e gravou nas cidades de Chichicastenango, Tikal e Semuc Champey. Os telespectadores vão poder ver cenários com vulcões, catedrais, monastérios e ruínas da civilização Maia. 
 
 JENIPABU/RN
 Fotografia: João Miguel Júnior/Rede Globo

Oito cidades e cerca de dois mil quilômetros percorridos, em pouco mais de 40 dias, para gravar as cenas da novela "Flor do Caribe" (TV Globo) no Rio Grande do Norte. Esse foi o cronograma cumprido por elenco, direção e equipe técnica entre os meses de novembro e dezembro do ano passado para materializar o folhetim criado por Walther Negrão, mesmo autor da também praiana "Tropicaliente" (1994).

Nas primeiras cenas do capítulo de estreia, uma praia surge em primeiro plano. As imagens mostram quatro aviões da Força Aérea Brasileira sobrevoando o litoral sul do Rio Grande do Norte. Imagens cortam para um ambiente ensolarado e surge a “Vila dos Ventos”, uma cidade fictícia no litoral. São vistas casas rústicas de pescadores, jangadas, redes de pesca e alguns moradores. Ambientada em solo potiguar, a Vila dos Ventos  fica entre as dunas do Rosado e de Jenipabu, a base área de Parnamirim e o mar de Pipa e Baia Formosa.     
 
 FLOR DO CARIBE
Henri Castelli grava em mina, a 200 metros de profundidade
As gravações ocorreram em uma mina de tungstênio, em Currais Novos/RN
  e contou com a participação de 120 profissionais
 Fotografia: João Miguel Júnior/Rede Globo

Divergências geográficas à parte, a novela global vai levar o Rio Grande do Norte, ao longo de sete meses de exposição, com 50 minutos diários, para o lar de milhões de brasileiros. A tradicional imagem de turismo de praia, como a hoje degradada Ponta Negra, ganha a companhia de recantos até então restritos aos potiguares, como os cenários de extração mineral, na cidade de Currais Novos e das dunas do Rosado, em Areia Branca. As dunas, por sinal, se estendem por 10 quilômetros quadrados e impressionam pelas diversas tonalidades de cores.

Boa parte da novela será gravada no Rio de Janeiro, onde uma cidade cenográfica foi montada para recriar a vila. Este cenário deve abrigar boa parte dos diálogos. Na história, Vila dos Ventos é um dos destinos preferidos dos turistas que visitam o Rio Grande do Norte. A economia local é concentrada no turismo e extração de tungstênio e diamantes. 

 BASE AÉREA DE PARANAMIRIM/RN
Flor do Caribe apostando na adrenalina
Fotografia: João Miguel Júnior/Rede Globo

As belezas naturais são apenas o plano de fundo de uma história que casa bem com o enredo das 18 horas. As novelas desta faixa de horário têm enredo simples e tipicamente romântico, com duração média de 50 minutos por capítulo. “Flor do Caribe”, dirigida por Jaime Monjardim, não irá fugir deste roteiro.

O primeiro dia do folhetim toma emprestados vários destinos turísticos potiguares. A maior parte das gravações está situada nas Praias de Jenipabu e de Pipa. Também irão aparecer a Base Aérea de Natal, algumas minas do município de Currais Novos e as dunas do Rosado, em Areia Branca. Os cenários servem apenas de pano de fundo para os personagens criados pelo autor Walther Negrão.
FLÁVIO FREITAS
 Fotografia:Adriano Abreu

ARTISTAS POTIGUARES EM FLOR DO CARIBE

Outras cores e tons,  além daqueles do litoral potiguar, irão colorir "Flor do Caribe".  A produção global fez um acurado apanhado junto a artistas plásticos e grifes locais de vestuário que serão incorporados à trama, com a intenção de manter a identidade visual com o Estado. Telas de Flávio Freitas e Roberto Medeiros, imagens fotográficas de Candinha Bezerra, e moda praia/verão da Avohai e Areia Dourada poderão ser vistas ao longo dos capítulos, acrescentando mais detalhes potiguares na telinha. 
Flávio Freitas está com 38 trabalhos seus em "Flor do Caribe". Ele cedeu os direitos das imagens à emissora, e o que aparecerá na tela não serão as telas originais, mas reproduções em técnica de plotagem, ou seja, impressas em lona com alta qualidade. "Não me informaram onde as imagens serão usadas. As negociações comigo duraram uns seis meses. Uma pessoa da produção que é amiga dos meus amigos já tinha visitado meu ateliê e visto alguns trabalhos, e depois fez contato comigo por e-mails", conta. Flávio enviou 90 imagens para a Globo, das quais foram escolhidas 38.

Segundo Flávio Freitas, os critérios para a escolha das telas não foram ditos a ele, mas todas têm em comum as cores alegres que remetem às paisagens potiguares. "Acredito que eles procuraram pinturas que remetessem às cores do nosso litoral, já que a história se passa na praia", afirma. O artista acha que a exposição na novela é uma boa vitrine, em um ponto de vista comercial. "Não é algo que traria o reconhecimento artístico que eu sonho, mas é claro que é muito positivo", pondera. 
 
 
ROBERTO MEDEIROS
Fotografia: Acervo Partiular
 
Doze pinturas de temas regionais, cotidianos e ingênuos (naif), de autoria de Roberto Medeiros, foram escolhidos para ornar "Flor do Caribe". "São telas em que retrato folguedos populares e danças típicas como congados, pastoril e boi de reis, além de cenas urbanas em bares e chorinhos", explica. A produção de arte explicou a Roberto que suas telas serão usadas em ocasiões diversas. Uma delas seria um comércio de praia ao ar livre inspirado no que é visto em Ponta Negra, com as telas no calçadão. Outras serão usadas em cenários fechados.

Roberto Medeiros conta que a produtora de arte da novela conheceu suas telas através de uma exposição no Bardallos. Ele foi ao Rio de Janeiro para assinar a liberação das imagens. Esta é a segunda vez em que Roberto tem trabalhos seus numa novela. A primeira foi em "Caras & bocas", de 2009. Ele confirma a boa repercussão que a mostra nas telas tem para o artista, algo que vai além do dinheiro. "Ser vista nacionalmente é bom para a arte potiguar. E o reconhecimento é o que mais vale para todo artista", afirma.     
 
 
 GRAZI MASSAFERA
Fotografia: João Miguel Júnior/Rede Globo

FIGURINOS PRAIANOS

Parte do figurino que o elenco vestirá vem de Natal. A marca Avohai enviou mais de 300 peças para o Projac. A escolha foi feita pelo próprio figurinista da novela, com peças que pertencem às quatro últimas coleções da Avohai, em criações da estilista potiguar Eveline Santos. São peças inspiradas na praia da Pipa, com estampas de cajus, golfinhos e papoulas, na padroeira do Estado, e as belezas das praias de Macau, Ponta do Mel, Areia Branca e Galinhos. As estrelas Grazi Massafera, Débora Nascimento e Daniela Escobar já foram vistas em cenas com as roupas da marca.

Em uma trama com vista para o mar, não poderiam faltar a moda praia. Os biquínis, maiôs e sungas usados pelos personagens ficaram a cargo da marca Areia Dourada. "São peças da coleção verão 2013, chamada 'Uma pitada de sal'. São inspiradas em Galinhos, com estampas do farol, pássaros, redes de pesca, etc. Elas têm um regionalismo muito forte", explica Graça Menezes, dona da marca. Ela ressalta que o marketing paralelo à novela ficará por conta da própria empresa. "É uma oportunidade boa, porque a Globo é a Globo. Basta saber aproveitar", conclui.


Sol, praias paradisíacas e paisagens impressionantes. Com essa mistura fica impossível não se render às belezas do Rio Grande do Norte, que são estampadas em Flor do Caribe! As semanas de gravações no estado foram suficientes para que elenco e equipe se apaixonassem pelo local e guardassem as melhores lembranças daqui.

...fonte...
 http://tvg.globo.com/novelas/flor-do-caribe/index.html
JALMIR OLIVEIRA - NOVO JORNAL
http://www.novojornal.jor.br/_conteudo/2013/03/cultura/8512-a-gente-vai-se-ver-na-vila-dos-ventos.php
TÁDZIO FRANÇA - TRIBUNA DO NORTE
http://tribunadonorte.com.br/noticia/artistas-do-rn-em-flor-do-caribe/244611

Um comentário:

  1. COMO VC. JÁ SABE, BOA PARTE DA NOVELA FOI GRAVADA AQUI NA CIDADE Q EU MORO HÁ MAIS DE 26 ANOS: CURRAIS NOVOS-RN.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..