03

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A BELEZA SOMBRIA

  No dia de finados, a maioria das pessoas, independente de credo, visita o túmulo dos entes queridos.Na sexta feira visitei os dois cemitérios da cidade, todos lotados...aquele odor característico de cera queimada, muitas coroas e arranjos de flores de todas as cores, enfim, é festa para os que se foram.
  Quando fui ao cemitério São Manoel, o cemitério velho como chamamos, não pude deixar de observar minunciosamente a beleza dos túmulos das décadas de 1940 até 1960.São cheios de detalhes e arabescos que por instantes minimizam e nos distraem do sentimento de tristeza. Algumas famílias estão cometendo a insensatez de destruir  esses "'tesouros" para refazê-los de granito,com horrorosas formas retas. Creio que os moradores  ficam se remexendo.Gostaria de ter conhecido o cemitério São João que se localizava onde hoje é o Banco do Brasil.Dizem os mais velhos que os monumentais túmulos eram maravilhosamente belos.Foi destruido em nome do progresso. Tudo tem seu preço!
                        Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..