03

terça-feira, 18 de setembro de 2012

UMA LUZ NO FIM DO TÚNNEL

  Semana passada, fui entrevistado por uma equipe de jovens do IFRN, interessados na história de Pau dos Ferros. Esses seres raros, estão competindo nas olimpíadas  de história.  Me senti um pouco diferente de outras entrevistas, pelo fato do interesse e surpresa explícito no rosto de cada um deles. Coisas das quais eles nunca tinham ouvido falar sobre a cidade em que nasceram: A eleição das pedras, a hecatombe de 1919, a visita de um presidente da república ao município, entre outras coisas deixava-os fascinados.. Há  uma falta generalizada de pessoas interessadas em perpetuar a história do município, em buscar novas fontes, conservar documentos, documentar, divulgar, e aí eu incluo os professores, os intelectuais. As pesoas se graduam em história e quando vão defender uma tese no final, procuram coisas de outros estados e até de outros países, enquanto fatos interessantíssimos e bem mais próximos podem estar à beira do esquecimento. E já que estamos falando de cultura pau-ferrense, tenho que mencionar o nome de Manoel Cavalcante, estudante de medicina, membro da academia Norteriograndense de Trovas e que é nosso colaborador. O livro dele está quase pronto e o título sugestivo é : Na sombra da Oiticica.
  Se você leitor, tiver algum fato, história, acerca da nossa cidade, entre em contato conosco e seja mais um colaborador.
                                Israel Vianney

Um comentário:

  1. Olá, Israel!

    Meu avô Pedro Gameleira do Rêgo ( 1912-2002 ) gravou em fita k7 no ano de 1992 algumas estórias e glosas com fatos de sua vida em Pau dos Ferros. Transcrevi algumas para meu blog. Talvez interesse a vocês. veja o link http://flaviogameleira.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..