03

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SANTINHOS DO PAU ÔCO


    Essa expressão veio do período colonial, época em que muitas riquezas, principalmente ouro, eram contrabandeadas do Brasil para Portugal dentro de imagens sacras ocadas. Geralmente usamos para designar pessoas que têm aparência externa ilibada e o  interior tão podre quanto o  pior dos esgotos. São os "Túmulos caiados" como me explicou a inteligente e amiga Vasti: Bem pintados por fora e com conteúdo em estado de putrefação.
    São incontáveis os santinhos do pau ôco que aparecem em nossa vida. às vezes os descobrimos em nossa própria família, disfarçados de beatos, que citam Jesus a cada três palavras. Desconfie dos direitinhos  demais, esses são os mais perigosos.
     Sinto verdadeira repugnância  desses hipócritas que infestam o mundo metendo o bedelho onde não são são chamados, querendo transmitir uma verdade bem distante deles.
 A sabedoria popular ilustra muito bem esse tipo de ocorrência quando diz: "De boas intenções, o inferno está cheio".
                                      Vianney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..