03

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A HISTÓRIA AGRADECE

 Capela de São Benedito

           Na busca de dados para um livro sobre a história de Pau dos Ferros, eu e a professora Olívia Neta do IFRN, fomos levados pelo sr. Olímpio Guedes do Rêgo à residência  do sr. José Gameleira do Rêgo e da sra. Umbilina Gameleira do Rêgo. Ele nascido a 04/07/1920 e ela  em 22/04/1922, super lúcidos.
        Abordamos os mais diversos assuntos, o que nos rendeu mais de duas horas de gravação em áudio. Descobri entre outras coisas que o  primeiro rádio a chegar em Pau dos Ferros foi do sr. João Tomaz de Aquino e que as primeiras bicicletas em 1932 eram alugadas a empresários forasteiros que aqui vinham de vez em quando. O primeiro automóvel pertencia ao sr. Alvaro de Andrade, farmacêutico, homem de posses. Segundo D. Umbilina, o tal automóvel se assemelhava a um carro funerário e causou assombro em muita gente.
       Em meados de 1935, partidários da Aliança Liberal (ala radical) procedentes de Luiz gomes, invadiram Pau dos Ferros, chefiados por Baltazar Meirelles. Tinham como objetivo destituir o então governador Rafael Fernandes e implantar um novo governo ao seu modo. o terror se  instalou em nossa cidade, e na casa dos pais de nossos entrevistados, que ficava nos arredores da cidade, algumas famílias conseguiram se esconder.Eles nos falaram com muita clareza sobre este episódio e eu boquiaberto com a riqueza de detalhes. Ainda falamos de  festas, celebrações religiosas, Escola Joaquim Correia  e até de botijas, acreditem. Vou ser breve, e assim criar expectativas para o nosso livro. Bye Bye!
                                          
   Vianney

Um comentário:

  1. Puxa vida, José Gameleira e Umbelina, são irmãos...ele, meu avô, completou 91 anos esse mês...ela, não recordo a idade...Bom saber que a minha família através deles contribuiram para o seu livro. Abraços

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..