03

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O COMÉRCIO E SUA HISTÓRIA POR DR. JOSÉ EDMILSON DE HOLANDA

PARTE  IV

                     No ano de 1956 um acontecimento importante, marcou a nossa cidade, a inauguração de um Escritório do Banco do Nordeste do Brasil, que em pouco tempo se transformou na grande agência atual, prestando relevantes benefícios a economia da nossa região. Na década de 70, Pau dos Ferros teve um grande surto de progresso, que impulsionou um rápido cescimento do nosso comércio. Vários melhoramentos chegaram no começo do ano de 70, como a energia de Paulo Afonso, o asfalto da BR 405, a comunicação atarvés de micro-ondas - Telern - e o saneamento básico através da Caern. Todos eles foram trazidos pelo gonvernador Mons. Walfredo Gurgel. Neste mesmo ano, chegou a televisão, através das torres repetidoras instaladas nas serras de Martins e Pereiro (Ce) em convênio com a Prefeitura, na minha primeira gestão. No ano de 1978 mais 3 acontecimentos da máxima importância vieram para Pau dos Ferros: um no começo do ano, a inauguração da Agência local do Banco do Brasil, graças ao esforço do Dep. Federal Antônio Florêncio de Queiroz e o outro no final do mesmo ano, a instalação da agÊncia da Caixa Econômica Federal. Ganhava Pau dos Ferros uma forte estrutura financeira, formada por três bancos oficiais, além de ter funcionado em nosso meio, nesta época, por alguns anos uma agência do Banco Itaú.
                    Este potencial financeiro, tornou o crédito mais acessível, os bancos incentivando os negócios, comunicação e acesso fácil a nossa cidade, fizeram despertar o interesse de empresários, de homens de negócios daqui e de fora, criando oportunidades para o surgimento de novas empresas , grandes supermercados, lojas de variedades bem sortidas, negócios novos diversificados e especializados, pontos de combustível, bons restaurantes, oficinas diversas e outros ramos comerciais e profissionais diversificados criando empregos e expandindo nosso comércio, levando Pau dos Ferros a ocupar um lugar de destaque na região, como comércio abastecedor e pólo comercial importante, que cresce aceleradamente em busca de novas perspectivas de progresso e de desenvolvimento, para num futuro, não muito remoto transformr-se num grande e renomado centro comercial do nosso Estado.

2 comentários:

  1. Quero expressar o meu deleite pelos relatos do Dr.José Edmilson de Holanda, pois várias vezes tive oportunidade de sentir a precisão de suas palavras através de experiências e/ou fatos observados. E nesse espaço, nós os visitantes deste blog é que estamos de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Continue postando por favor, essas historias de pau dos ferros, eu aconpanhei em todo o processo...sinto saudades.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..