03

terça-feira, 6 de julho de 2010

Saudades do Cine Lourimar

                     O cinema chegou ao Brasil em 8 de julho de 1896, seis meses após a estréia parisiense. O Rio de Janeiro recebeu a novidade com muita euforia. Em 1915, pelas mãos do pioneiro Antônio Leal ficou pronta a 1ª obra genuinamente nacional, "A Moreninha",  baseado no romance homônimo de Joaquim Manoel de Macedo. Em Pau dos Ferros, após um período áureo do Cine São João (Décadas de 50/60) teve o Cine Lourimar, de propriedade do Sr. Lourival Fontes, ou seu "Louro" como era popurlamente conhecido conhecido. Quem tem um pouco mais de 30 anos pode lembrar daquela época mágica em que ir ao cinema era programação quase obrigatória, principalmente nos finais de semana. Após um período de sufoco nas filas, às vezes quilométrica, ficávamos aliviados ao ver o rosto de Lúcia Lopes aparecer na pequena janela da bilheteria. Passávamos pela entrada, felizes da vida sob o olhar sério de Benedito Soldado e Fausto Fernandes, que às vezes revezavam com Manuel Flor e "Seu Barnabé". Em seguida  iniciávamos uma carreira louca em busca dos melhores lugares. A essa altura, o projecionista "Seu Chico Camilo" já estava a postos para mais uma jornada de trabalho. O gongo soava três vezes, as cortinas abriam e a mágica acontecia. Mergulhávamos num mundo diferente, colorido, gigante... Ao menos movimento ou barulho a lanterninha de seu Benedito era implacável em casos muito sérios, o causador do tumulto era convidado a se retirar das dependências. Sempre aconteciam duas sessões quando estavam en cartaz obras como: "Coração de Luto" com Teixerinha e Mary Terezinha, "Dio Come Ti Amo" com Gigliola Cinquetti e qualquer filme que fosse dos trapalhões. As pornochachadas alimentavam as nossas curiosidades, pois só podíamos ver os cartazes e, no dia seguinte com muita vergonha, entrevistar algum conhecido sortudo. Em meados da década de 80, a fábrica de sonhos fechou para dar lugar a um supermercado, e desde essa época ficamos órfãos dessa forma de lazer e cultura. Regredimos?? Com certeza! Mesmo assim deixo a pergunta no ar: Quando aparecerá um empresário destemido para investir num cinema em Pau dos Ferros? è um excelente negócio.

2 comentários:

  1. Ai amigo,q/ saudade....chegando aqui p/estudar na E.E."31 de Março" em 1976,ainda tive o privilégio de ser uma frequentadora do Cine Lourimar; era um programa maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Aos editores e a todos...

    caros leitores fiquei muito feliz e até emocionado ao ler tão detalhada história, pois para quem não sabe, sou neto de Lourival "vovô Loro", e relembrar esses momentos me deixou muito saudoso de pessoa tão especial e importante em minha vida. Hoje moro em Fortaleza, mas fico muito feliz quando vou a Pau dos Ferros e vejo tamanho crescimento, porém realmente falta um empresário de visão para sanar tão grande lacuna cultural com um cinama, como na época foi vovô loro.
    Deixo abraço a todos os antigos amigo que a muito não os vejo...

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..