03

quarta-feira, 28 de julho de 2010

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL



 A cultura nordestina em particular, pode ser apreendida nos objetos arquitetônicos mais recentes, construídos após as adaptações que as formas européias tiveram de sofrer em função de nosso clima e dos materiais disponíveis.
As mais antigas marcas culturais que podemos encontrar no nosso município estão representadas pela arquitetura. A atual casa de cultura Joaquim Correia é o prédio mais antigo, construído na 1ª década do século XX.
Alguns casarões antigos não resistiram ao crescimento do comércio e cederam lugar a prédios mais modernos, mais ainda temos uma mostra significativa da arquitetura das décadas de 1930, 1940 e 1950.
Quanto aos festejos populares, em épocas não muito distantes ocorreram representações de autos e festejos natalinos como pastoril, o reisado e o maneiro-pau, hoje restritos a alguns grupos folclóricos e não fazem mais parte do cotidiano.
Atualmente as festas religiosas, principalmente da padroeira N. Sr.ª da Conceição, as quadrilhas matutas e estilizadas, no período junino, o Vitrine Cultural, Festivais de Violeiros, Carnapau e a FINECAP - Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar, são os eventos de maior relevância.
Assim como em diversos municípios de nossa região, o município é carente de equipamentos culturais que venham democratizar o acesso do cidadão à cultura em especial às artes cênicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..