03

sexta-feira, 23 de julho de 2010

JOAQUIM CORREIA - A Imagem do cotidiano

                     Como se esperava nos lugares determinados, ou em qualquer situação. Sua figura humana foi descrita por Câmara Cascudo, no livro "Uma História da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte: "Baixo, gordo, vermelho, a calva socrática reluzente, agitado, sempre bem vestido de irreparável branco, o chapéu do Chile, que era uma fidelidade à moda instituída por Pedro Velho, o Cel. Correia era uma inteligência aguda e clara, conhecedor como raros da história política do Estado, de seus recursos econômicos, da psicologia do povo no seio do qual viveu. Estudou sozinho e era provisionado pelo Tribunal de Justiça, um dos primeiros e mais procurados advogados do Oeste do Rio Grande do Norte". ... Inúmeras vezes Vice-Presidente e Secretário do Congresso, orientador das principais Comissões permanentes, entendedor, falam da fluência, debatendo bem todos os assuntos, aparteando com segurança, era hábil esgrimista, fingindo-se inalterável e simples matuto, com sua roupa de brim branco e a flor vermelha na lapela"...
                   Podemos ouvir declarações dos mais antigos ou d descendentes, cada um caracterizando a imagem de apresentação pessoal, do vestir ao falar. Tudo isto era complementado pelo comportamento ético exemplar, que sempre teve. Para todos, uma "herança honrosa e dignificante". Para ele, esta imagem não seria a vaidade e sim uma obrigação de um homem de bem.
                   Vale destacar, ainda, uma declaração do grande Câmara Cascudo em "Acta Diurna" publicada no Jornal "A República" de 18/05/1941: "Evoco-o pequeno, inquieto, sempre vestido de brim branco, chapéu do Chile cobrindo-lhe a calva socrática, dois olhos acesos e percucientes varando o interlocutor, a palavra fácil, corrente, colorida. Vinha do gênese do próprio Estado, como unidade federativa. Era um dos "históricos" ao lado de Pedro Velho, devoto de seu chefe que a morte não tivera o condão de separar das recordações, teimosas em ressuscitar a inesquecível figura meneur... Quem nunca o viu fazer sua entrada em Pau dos Ferros, depois de uma visita a Natal, todo de branco, cercado por duzentos cavaleiros, acenando seu chapéu branco aos amigos, sob a tempestade dos foguetes e a passagem sob os arcos multiplicadores nas ruas, não fará idéia do que realmente significava um chefe".
                   Em outras afirmações sobre sua imagem pessoal, vamos encontrar, também um destaque que parecia fundamental em seu modo de vestir. Além da gravata, também fruto da época, a flor vermelha na lapela do paletó. Isto era básico para qualquer representação que fizesse.
                    Para Alguns, a influência do Cel. Joaquim Correia tinha muitos desdobramentos. Primeiro, pela apresentação pessoal. E como isto não era o principal, mostrava a palavra fácil, eloquente, convencível e verdadeira, agregada à competência, sabedoria e conhecimento geral. Disposto ao trabalho da pesquisa ao diálogo, tinha a resposta responsável a qualquer indagação. Aí poderia estar o homem condutor e amigo.
                    Por Conclusão, teríamos que afirmar que à sua composição física, intelectual, social e cultural expressava, também, a amplitude da visão que tinha, como uma figura rara, para uma sociedade em evolução. Cada afirmação feita aqui pode ser um ponto de partida com exemplos valiosos que podem ser um ponto de partida com exemplos valiosos que podem e devem ser questionados, especialmente no mundo político de agora ou do futuro.

Fonte: Livro Joaquim José Correia Lider Oestano de João Bosco Queiroz Fernandes

Um comentário:

  1. Parabenizamos o Coordenador de Cultura, Israel Vianney, pelo bom gosto nas escolhas das matérias e pela forma encantadora de escrever e registrar fatos e pessoas tão marcantes na história da nossa belíssima cidade.Votos de continuidade a esse trabalho tão rico que é enaltecer a nossa Cultura.

    Professoras Diná Mendes e Alexandrina Maria.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..