03

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

ELEIÇÕES 2020 - PERSPECTIVAS HISTÓRICAS

 



A VITÓRIA DE MARIANNA ALMEIDA

As eleições 2020, em Pau dos Ferros-RN, trouxeram resultados históricos. No executivo, Marianna Almeida foi a primeira mulher eleita da história de nossa cidade, a primeira eleita pelo voto democrático e será a terceira a governar nossa terra. Tivemos, em 1946, Eulália Fernandes Bessa, através de nomeação, governando o executivo municipal por apenas 45 dias, vulgo um mês e meio, de 31 de janeiro a 15 de março daquele ano. Depois, em plena ditadura militar, com idas e vindas nos pleitos, resultados das eleições anulados por várias vezes, toda a instabilidade instaurada pelo regime, enquanto se resolviam os babados todos, foi nomeada para governar o município interinamente, Maria Izete de Queiroz, em 31 de janeiro de 1969 e, desta feita, ela ficou até 5 de maio, um pouco mais de que 3 meses no poder. Marianna Almeida, além de quebrar a hegemonia de 4 vitórias consecutivas do grupo de Leonardo Rêgo, ainda entra para a história como a primeira prefeita eleita pelo voto direto.


A DERROTA DE LEONARDO RÊGO

Caso vencesse as eleições, Leonardo seria o primeiro prefeito da história da cidade a ter quatro mandatos. Segue a sina dos "12 anos", dos 3 mandatos. Nenhum prefeito, até hoje, conseguiu ultrapassar 3 mandatos no poder do executivo municipal. Além de Leonardo Rêgo (2004-2008), (2008-2012), (2016-2020), tivemos mais dois. José Fernandes de Melo e Nilton Figueiredo. José Fernandes (1953 - 1958), (1973 - 1977), (1983 - 1988). Nilton (1988 - 1992), (1996 - 2000), (2000 a 2004). Com dois mandatos tivemos Francisco Fernandes Sena, Licurgo Ferreira Nunes e José Edmilson de Holanda.


ELEIÇÕES DE VEREADOR(A)




Na próxima legislatura, teremos 11 representantes, assim como nessa legislatura corrente. Com alguns destaques... Nessa, a câmara só conta com uma mulher dentre todos os eleitos, Itacíria Aires, Bolinha, que foi reeleita. Na próxima, a casa legislativa volta a ter 3 mulheres nos púlpitos e tribunas. O recorde de mulheres na câmara foi de 4 mulheres, na legislação de 1997-2000. Além de Bolinha,  tivemos Professora Aldaceia e Zélia Leite, esta, volta à câmara de vereadores como a candidata mais votada, em primeiríssimo lugar. Pau dos Ferros deu vez às mulheres. Em outro feito histórico, Professora Aldaceia quebra a mística do Partido dos Trabalhadores, PT, nunca ter elegido um vereador na cidade, é a primeira vereadora eleita pelo Partido dos Trabalhadores na história política de nossa cidade.




OUTRO MARCO HISTÓRICO




Uma grata surpresa em nossa câmara foi a ascendência de Deusivan Santos, o menino do Riacho do Meio, sem nenhuma estrutura capitalista por trás, sem ser de nenhuma família tradicional da cidade, chegou lá contra tudo e contra todos, somente com o povo humilde do seu lado. Deusivan chega na câmara, como diria Miró, como preto, pobre e periférico. Para além disso, ele faz parte da comunidade LGBTQIA+ e é, também, o primeiro vereador eleito da história da cidade, que se define assumidamente gay. Vendia cheiro verde na feira e faz ações sociais em seu bairro. Viva Deusivan! Não para por aí, é também, o primeiro vereador eleito do PC do B, Partido Comunista do Brasil, na história política de Pau dos Ferros. Carrega todas as minorias possíveis em suas costas, em sua história, e as defenderá na Câmara Municipal.


REELEITOS

Dos 11 vereadores do mandato em curso, foram reeleitos apenas 5, houve uma renovação de mais de 50%. 6 novos postulantes são novatos, muito embora que Zélia Leite já tenha cumprido mandato em outra ocasião.


O blogue cultura pauferrense deseja boa sorte aos eleitos e as eleitas, a prefeita, vereadoras e vereadores, com a esperança que nossa cidade se mantenha sempre no caminho do progresso e do desenvolvimento, em todos os âmbitos.


Por Manoel Cavalcante


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..