03

quinta-feira, 23 de abril de 2015

OS ÌNDIOS NO RN

OS ÌNDIOS NO RN


      Em três séculos toda essa Gente desapareceu. Nenhum centro resistiu, na paz às tentações d'aguardente, às moléstias contagiosas, às brutalidades rapinantes do conquistador. Reduzidos foram sumindo misteriosamente, como que sentindo que a hora passara e eles eram estrangeiros na própria terra". (Cascudo, 1955)
     O RN no início de sua colonização era habitado por numerosas tribos indígenas. De acordo com informações dos historiadores tradicionais, como Estevão Pinto, Câmara Cascudo e Tarcísio Medeiros, parte desses índios pertencia ao grupo Tupi-Guarani, falando a língua geral, e os demais que falavam idiomas diferentes eram considerados de "Língua travada" ou Tapuias.
    Centralizando em nossa região tivemos os "Icós pequenos" que fixaram-se nas regiões de Luiz Gomes, José da Penha, marcelino Vieira, pilões e Alexandria. "Caborés e Icozinhos", errantes e turbulentos ocasionaram muitos problemas com os fazendeiros nos séculos XVII E XVII. Aldeados com os Pain na zona de Mossoró e Apodi em 1688, mais tarde apareceram em Portalegre. Em Pau dos ferros, Encanto, Dr Severiano, São Miguel e  Rafael Fernandes habitaram os Panatis.
     No difícil convívio do índio com o branco, no contexto social da colonização, a posição do primeiro foi sempre de completa submissão e no decorrer de três séculos, o indígena do Rio Grande do Norte desapareceu não resistindo a uma série de fatores a que estava sujeito com a colonização branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..