03

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Os ciclos Festivos - Dança de São Gonçalo


São Gonçalo è uma dança votiva, realizada em pagamento de promessas ou apresentada no dia em que se comemora a festa do santo, 10 de janeiro. Duas alas de dançadeiras, encabeçadas por dois guias o primeiro tocante viola e o segundo, um pequeno tambor, apresentam se diante de um altar, onde se encontra a imagem de São Gonçalo e ai dançam doze jornadas, das quais a 12a. tradicionalmente pertence ao promotor da festa, em cuja casa se realiza a função, o qual puxa as estrofes dessa jornada, enquanto os dançarinos executam as diversas figurações e respondem em coro aos versos cantados. Atualmente, sabemos da existência de dois grupos de São Gonçalo, no Oeste potiguar, nas cidades de Portalegre e São Miguel, ambas na zona serrana. O grupo de Portalegre deve ser o mais tradicional dos dois. Seus integrantes distribuem-se pelos "pêgas", "Arrojado"e "São Domingos". Seus componentes são de cor negra, o que dá  um realce especial aos vestidos brancos das dançarinas, enfeitadas com fitas trespassadas nos ombros, caindo para cintura e outros, pregadas nas saias, em forma de laço. As fitas são de cores vermelha e azul, tradicionais no folclore nordestino.
Algumas das figurações recebem os seguintes nomes: " Trancelim", " Trancelim de cruz", Tancelim de quatro", "Meia volta", " Meia volta" e "Dança da cobrinha". A dança de São Gonçalo é das mais antigas no estado. Numa entrevista há alguns anos, Melquíades Bessa, à época com 78 anos, informou-nos que seu bisavô já dançava o São Gonçalo, o que representa um período de 150 anos de existência, para essa manifestação  folclórica. Atualmente a coisa se desvirtuou um pouco, pois os octogenários já se foram todos e a parcela dos mais jovens não está levando a tradição adiante, já há muitas mudanças visíveis.
 LAMENTÁVEL !!
                       Israel Vianney


,

Um comentário:

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..