03

quinta-feira, 24 de julho de 2014

A RESPONSABILIDADE COLETIVA PELA PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA.

A modernidade nos trouxe milhares de benefícios, impossíveis até enumerar. Em compensação estamos mais alheios ao passado, e um povo sem passado é um povo sem futuro. Em outros continentes, principalmente na Europa, mesmo as cidades menores têm uma enorme responsabilidade em preservar o patrimônio histórico e arquitetônico. São inúmeros museus, fechados e a céu aberto que tornam a história mais palpável.
No Brasil o fenômeno é inverso. Com poucos focos de preservação como Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, o país é uma desgraça em termos de memória cultural e pesquisa. No interior do nordeste então, a desgraça é ainda pior. Existem as exceções, é claro.
De quem é a culpa? Costumamos coloca-la nos políticos. E nós, onde ficamos nesse contexto? E a escola, essa santa do pau ôco, que ensina tudo sobre os Maias, os Incas, a Revolução dos Cravos em Portugal, a Primavera de Praga, por exemplo, mas não sabemos nem mesmo quem desbravou as ribeiras do Apodi no século XVII? Como Pauferrense, minha indignação é sem medida. São pouquíssimas as referências históricas para consulta. Geralmente trabalhos da época do bicentenário (1956) até a década de 1970. Pesquisadores falecidos e que infelizmente deixaram pouquíssimos discípulos. Nenhuma pesquisa nova, tudo requentado e recontado... Nada de novo no ar... E as universidades? Também alheias, mas interessadas em “Marx”, “Engels”,  “Dostoievsky”, “Picasso”, “Marilena Chavi” e outros seres alheios a nossa realidade.
No ensino fundamental há uma disciplina batizada de “Cultura do RN”... o que estão ensinando esses professores??
TEMOS QUE COMEÇAR A REVER A HISTÓRIA DE PAU DOS FERROS!


Tentar obter verbas para pesquisa (atenção UERN, UFERSA, IFRN...), tentar preservar o pouco que ainda resta (Fotografias, depoimentos de octogenários, construções e fachadas) e tornar isso público. PRA ONTEM!
O Blog Cultura Pauferrense está de portas abertas para publicação e divulgação de trabalhos desse tipo, de fotos antigas, de árvores genealógicas... Vamos dar uma mão a palmatória!


Por Israel Vianney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..