03

terça-feira, 26 de novembro de 2013

A RECUSA DO PRAZER

      

  Os séculos ditos "modernos" do Renascimento não foram tão modernos assim. Um fosso era então cavado: De um lado, os sentimentos, e do outro, a sexualidade. Idolatrava-se a pureza feminina na figura de uma virgem Maria. Para as igrejas cristãs, toda relação sexual que não tivesse por finalidade a procriação confundia-se com prostituição.
  Porém... No Brasil, as missas do século XVIII eram animadas por toda parte de risos, acenos e olhares furtivos, transformando as igrejas, para desgosto dos bispos, e, concorridos templos de perdição.
   Mal iluminadas, suas arcadas e colunas e os múltiplos altares laterais ofereciam recantos, resguardados da curiosidade alheia, onde se podia ir do beijo ao intercurso sexual.
  A costumeira reclusão das donzelas de família e a permanente vigilância a que prestavam expostos todos os seus passos tornavam missas, procissões, ladainhas e novenas, ocasiões sedutoras, para as quais contribuíam os moleques de recado e as alcoviteiras, ajudando a tramar encontros.
(Trecho do livro "Histórias Intimas" de May Del Priore)
P.S: Vejam vocês meninas danadas, pessoas como vocês sempre existiam. Depois trago mais detalhes.


                                                                        By Israel Vianney 

Um comentário:

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..