03

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

AS "BUDEGAS" EM PAU DOS FERROS

 Se você procurar "Budega" na internet, vai encontrar um conceito grosseiro, que não condiz com nossa realidade, pelo menos em Pau dos ferros. As Budegas,eram estabelecimentos comerciais onde se vendia gêneros alimentícios, de limpeza, doces, leite, e na maioria delas também havia bebidas alcoólicas, o que difere das atuais mercearias. Na pequena Pau dos ferros dos anos 1970 e meados dos anos 1980, as budegas eram o nosso supermercado, e começávamos a visitá-las logo cedinho para comprar pão. Era como um vício:" Vá na budega e compre meio quilo de açúcar","vá na budega e compre querosene"...e assim por diante. No meu bairro (alto do açude, atual N. Sra das Graças) Haviam as de Valdemar Bezerra, Dona Zefinha e de "Seu Antônio Martins". Cada uma com seu diferencial, mas Dona zefinha tinha lá seus segredos:Dim-dim, cachaça, música e seu quartinho secreto, que pouquíssimas pessoas tinham acesso.Em outros bairros haviam as de Seu Zezim Pereira(Chiquérrima, com chocolate e tudo), ficava na esquina do mercado público, a de D. Dudinha no Riacho do Meio, Dona Afra, na 13 de maio; Nivaldo, próximo ao quatro de Setembro,Seu Manú(quase no São benedito) e a de Teodoro, ainda em funcionamento, no alto da Independência. Comprávamos fiado pára pagar no fim do mês, com uma cadernetinha, sem promissória nem nada....e o índice de inadimplência era mínimo. Se você leitor lembra de mais algumas, colabore conosco...vocês são fogo! raramente recebo colaborações dos saudosistas...Publico com prazer!
                                  Vianney

4 comentários:

  1. Bem lembrado algumas Bodegas,faltou a de Zé Lopes onde o povo comprava fiado pra pagar quando vendesse a safra de arroz,algodão ou depois da moagem.Os professores do estado e municipio muitos deles compravam e só pagavam no fim do ano.Até hoje se tem guardado a cadernetiha dos fiados que graças a Deus pagavam direitinho.Tinha tb a bodega de seu Chico Mirim,Donaciano e de Cicero almino.Essas que vc citou eu me lembro e só não lembro dessa de Pedro Batista,lembro do bar de Zé Batista.Valeu criatura linda.bjo.Evanda.

    ResponderExcluir
  2. Em sintonia com budega e derna,está "haviam ". Claro que o importante é a comunicação.

    ResponderExcluir
  3. A BOGEGA DE HONORATO QUE FICAVA NA RUA HIPOLICO CASSIANO.

    ResponderExcluir
  4. Bodega de Barreto, na Quintino Bocaiúva, da qual o Dr. Aliatá era freguês...

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..