03

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MITOS DE CIDADES INTERIORANAS 1970/1980

  Quando as pessoas ainda se reuniam nas calçadas "à boca da noite" para conversar,saíam histórias de todo tipo,e o pior,tornavam-se verdades,mesmo as mais absurdas.Lembro-me de algumas que ainda hoje me fazem rir: D Antônia,minha vizinha e quase avó, aconselhava que antes de dormir era necessário colocar uma bacia com água "no pé da porta",para o caso de alguém vir a consumir"tóxicos" na calçada não prejudicar os moradores.Todos deviam ter muito cuidado quando bebiam,pois se alguém colocasse raspa de unha ou cinzas de cigarro no copo, o resultado seria desastroso(já imaginou se a unha fosse suja???).Moça de peito pequeno deveria passar cebola ou colocar os mamilos dentro de uma concha para ficarem grandes e duros. os gays eram chamados criativamente de "macho e fêmea". No final do bate papo inevitavelmente saíam histórias  de "Malassombro",era o suficiente para voltarmos pra casa com aquele suspense.
   Lembro-me dos belos contadores de história:D. Severina e Seu João Nascimento,Baíca,D. Maria Taveira,Vovô Jorge Guedes,Tio olímpio e todos os exageros que faziam parte da narrativa.
            Vianney

3 comentários:

  1. Não esquecendo de José de Adauto que no sereno da noite do sítio do Encanto ao céu estrelado contava as mais belas histórias de quando viajavam em comitivas de burros de carga. Daí onde surgiu a história da cidade do Encanto. Sobre o ouro que eles encontraram na cidade...Daí sendo chamada "Cidade Encantada".Abraço primo.

    ResponderExcluir
  2. Lembro muito bem das histórias de madrinha Regina (bezedeira bem conhecida) que rodeada de crianças da vizinhança, sempre nos contava causos sobre padim cicço, e ainda falava do livro de apocalipse, de uma maneira tão trágica que além de nos causar arrepios ainda passávamos a noite sem dormir com medo da língua de fogo besta fera ou 666, da nuvem de gafanhotos que ia invadir a terra, e outras coisas mais que iriam ocorrer até o ano 2000..eita..eu era uma criança ainda e morria de medo que chegasse o ano 2000.

    ResponderExcluir
  3. Adoramos os textos Vianney , e as historias da carochinha... só vc um grande estoriador para fazer essa belissima pesquisa, não tem pra ninguem nessa cidade, vc é o melhor... Josef e Roldão Netto.. de Sampa

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..