03

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ENCOLHIMENTO DO CATOLICISMO


             É iminente o anúncio oficial da próxima visita do papa ao Brasil, que acontecerá em janeiro de 2013. Coincidirá com uma péssima notícia para Igreja: o número de católicos no Brasil, que diminuiu aceleradamente nos anos 80 e 90 e se estabilizou no início da década passada, voltou a cair. É o que revela uma pesquisa inédita feita pelo economista Marcelo Néri, da FGV/RJ, com base em dados do IBGE. Entre 2003 e 2009, houve uma queda de 7,3% entre os que se declaram católicos. Nesse mesmo período, os evangélicos passaram de 17,9% para 20,2 % do total de brasileiros. Hoje, portanto, os católicos somam 68,4% da população - o menor percentual da história (no início dos anos 80, 90% da população era católica). A pesquisa mostra outra novidade: Proporcionamente, entre os brasileiros católicos há mais homens do que mulheres. É a primeira vez que isso acontece.

Fonte: Revista Veja, ed. 2231, nº 34 de 24 de agosto de 2011

2 comentários:

  1. Ainda quem diga que esses números não são os reais. Principalmente quando a pesquisa vem de fontes do governo.
    A realidade pode ser bem diferente da apresentada.
    Fica a dúvida???????

    ResponderExcluir
  2. Quero lembrar que a Igreja católica, diferentemente de outras, não depende de números. Em 2013 o papa virá ao Brasil para um evento conhecido como Jornada Mundial da Juventude. Que este ano também aconteceu em Madrid na Espanha! A dúvida dos Espanhóis, que afirmavam uma baixa na Fé católica, foi respondida pelo grande número de participantes que foram mais de dois milhões de jovens. é possível que no Brasil este número aumente para cinco milhões sendo esta a maior Jornada Mundial da História de todos os tempos. O interessante é que geralmente depois de eventos como esses aumenta o número de jovens na Igreja. Na Espanha também diziam que o número de católicos era pequeno, mas a delegação espanhola era simplesmente a segunda maior com mais de 200mil jovens católicos representando o seu país.

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..