03

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FILANTROPIA DESVIRTUADA


                    Falem o que quiser dos americanos, mas sempre foram e são solidários com os povos subdesenvolvidos, mesmo que para encobrir ou amenizar determinados "abusos" ou "arbitrariedades" praticadas por eles.
                   Hoje me veio à mente uma história conhecida por muitos de vocês leitores, mas que anda um pouco adormecida e precisa ser perpetuada.
             Nas décadas de 1970 e 1980 os E.U.A destinavam a algumas cidades do interior do nordeste  alguns beneficios de forma filantrópica  (na época, nem sabíamos o que era filantropia). Nesse pacote vinham gabinetes odontológicos, alimentos enlatados e pré-cozidos, material escolar e de higiene bucal e corporal, roupas( esse item era o mais cobiçado)  e cursos profissionalizantes de datilografia, bordado, pintura em tecidos entre outros.
    Uma coisa que os Ianques talvez nunca souberam é que, ao chegar ao destino final, essas doações eram comercializadas e diz a lenda que os ricos da cidade sempre tinham acesso em primeira mão às melhores peças de roupas, diferentemente do povão que pegava só as sobras.
      Na época eu estudava no 4 de Setembro e ficava louco pelas lindas camisas de frio, as calças Lee, o creme dental colorido e as borrachas de apagar imensas... tudo com a marca " made in USA".
Vocês lembram disso? Comentem!

Um comentário:

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..