03

segunda-feira, 24 de maio de 2010

COMEÇO E COSTUMES DE PAU DOS FERROS Parte I

Foto de Pau dos Ferros na Década de 50

                      "Nas décadas de trinta e quarenta, Pau dos Ferros era formada por 7 ruas e três travessas. as primeiras que surgiram e deram inicio a formação de nossa cidade. A Praça da Matriz, era o centro e a principal rua, embora nela existissem duas casas velhas de taipa, mal conservadas, uma na vizinhança da casa paroquial, onde morava uma idosa conhecida por Maria Chuva e a outra na proximidade da atual livraria Papel Carbono, residência de duas ex-escravas chamadas de Alexandrina e Mariana. Estas casas foram demolidas na gestão do Prefeito João Escolástico Bezerra na década de 30. As outras ruas eram a Pedro II mais conhecida por Rua de Baixo, a Pedro Velho centro comercial, a Rua 7 de Setembro, a 15 de Novembro e  a da Independência. Atrás desta existia um pedaço de rua que tinha nome Rabo da Gata, onde moravam as mulheres de vida livre. Na gestão do Prefeito Pedro Diógenes, foram transferidas deste local para um prédio, construído pela Prefeitura, chamado Boate Alabama, localizada ás margens da rodovia 405, na saída para Luís Gomes. No local onde moravam as mulheres, surgiu a atualrua Lafaiete Diógenes que para crescer foi necessário demolir o cemitério velho que se encontrava que se encontrava desativado, localizado nas proximidades da referida rua. Esta demolição ocorreu também na Gestão do Prefeito Pedro Diógenes..."
Por Dr. José Edmilson de Holanda.


                      Ressaltamos que esse é apenas um  trecho do Texto "Começo e Costumes de Pau dos Ferros". Em breve estaremos postando um pouco mais dessa história, património de todos os pauferrenses.

Um comentário:

  1. Meu caro Vianney,

    Meus parabéns pelo blog.

    Fico leitor,claro.

    E me coloco à disposição.

    Um grande abraço,

    Honório de Medeiros

    ResponderExcluir

As postagens que venham a desrespeitar moralmente ou legalmente a algo ou alguém, serão excluidas.. Para evitar que isso aconteça evite esses tipos de comentários.. Desde já agradecemos..