03

sábado, 20 de fevereiro de 2016

PAUFERRENSES NAS ACADEMIAS - LITERÁRIAS, VIU?!


Pode até não parecer, pode até ninguém saber, pode até ser que estejam lendo os blogues sobre a política(lha) rasa e fracamente partidária da província de Pau dos Ferros, e que, quem mais precisa ler sobre nossa cultura, esteja financiando esse blogues... é... eu disse que apenas pode ser. Contra tudo e contra todos, Pau dos Ferros tem um grande arsenal de bons escritores e bons poetas e bons artistas em geral. Somos esquecidos, mas existimos, e assim sendo, nos tornamos mais fortes. Temos poetas nacionalmente conhecidos e municipalmente desconhecidos, inclusive, membro das agremiações literárias mais conceituadas da área.

Comecemos pois, por Cônego Leão Fernandes. Leão Fernandes de Queiroz nasceu em Pau dos dos Ferros no dia 11 de abril de 1881, filho Francisco das Chagas Fernandes e Liberalina Gomes de Queiroz. Ordenou-se sacerdote em 10 de novembro de 1907 e ficou conhecido como um grande orador sacro, reconhecido inclusive, por jornais de grande circulação. Faleceu em Angicos-RN, em 13 de setembro de 1920 e foi sepultado nesta cidade, junto a seu irmão, o padre Agnelo Fernandes de Queiroz. Cônego Leão Fernandes não é membro, porém mais do que ser membro, é patrono da cadeira nº 22 da Academia Norte Riograndense de Letras. É o fraco, hein!? Os patronos (assim como os ocupantes) são permanentes e todo ocupante que for tomar posse naquela cadeira, terá que apresentar uma ode, uma biografia daquele honroso patrono.

                                        


Ainda na Academia de Letras do Rio Grande do Norte, aparece nossa (de Pau dos Ferros) representante: Sônia Maria Fernandes Ferreira ou Sônia Fernandes Faustino (foto acima), filha de Lindalva Torquato e do ex-prefeito de Pau dos Ferros, José Fernandes de Melo. Foi esposa do ex deputado federal João Faustino, falecido no ano de 2014. É professora, advogada, ensaísta, poetisa e autora de várias obras como: Sonância (1983), Rosa la France (1999), A magia da pipa (2002), De como Cascudo conseguiu ser um autor consagrada (1986) e tantos outros. Ocupa a cadeira nº 24 da Academia de Letras de nosso Estado, o erre-ene. É graduada em Pedagogia, em Direito e mestre em educação pela UFRN. Quantos livros dela existem nas escolas de Pau dos Ferros? Oremos. Na foto abaixo, Sônia aparece com os acadêmicos na posse de Carlos Gomes, o de terno azul.


Passando para a Academia de Trovadores do Rio Grande do Norte, agremiação fundada por Câmara Cascudo e outros literatos renomados, estão três pauferrenses: Francisco Bezerra (autor do hino da cidade), Sebastião Soares (ex-vereador e poeta premiado em todos o país) e Manoel Cavalcante (autor do livro "Pau dos Ferros à sombra da oiticica"). Chico Bezerra, o pai do nosso hino, ocupou a cadeira nº 11 e Sebastião Soares e Manoel Cavalcante, formam uma cadeira pauferrense dessa agraciada agremiação literária, a cadeira 17. Sebastião Soares foi o primeiro ocupante da cadeira que tem como patrono Fabião das Queimadas e o poeta Manoel Cavalcante é seu sucessor, o atual ocupante.

Sebastião Soares nasceu em 15 de novembro de 1918, no sítio gangorra, então município de Pau dos Ferros e hoje município de Rafael Fernandes, filho de Miguel Arcanjo Soares e Maria Freire da Conceição. Foi poeta, epigramista, advogado, trovador e editor do jornal "A Trombeta". Além de membro da Academia de Trovas do RN, atuou como presidente por dois biênios: 1987-1988 e 1989-1990. Exerceu mandato de vereador em Pau dos Ferros na década de 60. Já foi biografado aqui nesse blogue. 


Francisco Bezerra, que também foi biografado por aqui, nasceu no dia 16 de fevereiro de 1920, em Pau dos Ferros e faleceu em Natal-RN, no dia 05 de agosto de 2013, onde foi sepultado. Foi poeta, professor de português, filólogo e grande estudioso da língua. Editou por muitos anos o jornal literário "O segrel" e compôs o Hino de Pau dos Ferros em 1991. Abaixo, a foto de nosso Chico Bezerra, ocupante da cadeira nº 11 da Academia de Trovadores do RN. Alguém o conhece? Existe algum trabalho dele disponível em nossa cidade?


Por fim, o poeta Manoel Cavalcante, que além de membro da Academia de Trovadores do RN, na cadeira nº 17, também tomou posse, recentemente, no dia 30 de outubro de 2015, na Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel, na cadeira nº 4, que também como patrono Fabião das Queimadas. Nosso poeta é o primeiro ocupante. Manoel Cavalcante de Souza Castro, é natural de Pau dos Ferros, do dia 03 de abril de 1990, tem vários cordéis publicados e premiações em diversos certames literários no país, é membro, além das duas academias já citadas, do Clube dos Trovadores do Seridó (cadeira 36) e graduado em odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Abaixo, afoto da posse de nosso conterrâneo ao lado da diretoria da ANLIC, Academia de Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel:



O poeta é autor do livro "Pau dos Ferros à sombra da oiticica", que conta a história da cidade de 1717 a 2012, obra que também não existe nas bibliotecas da cidade. E aí?

Por fim, que um dia, nossa cultura, nossos poetas, nossos artistas, nossos literatos, sejam valorizados, estudados e reconhecidos em nosso chão. Conheçam nossa cultura. Viva nossos imortais!


Por Manoel Cavalcante 
12).